
Vila em Porto Alegre conhece benefícios do Saneamento
Revista Digital Aguaonline - Nº 456
Cecy Oliveira
O objetivo da ação foi conscientizar a população local sobre a importância dos serviços de saneamento e seus impactos sociais na qualidade de vida dos moradores, além de promover o entendimento das famílias em relação ao acesso aos serviços.
Os trabalhos foram coordenados pela engenheira sanitarista e ambiental, Aline Matulja, do Instituto Trata Brasil, com apoio da presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Dique, Enedina Espindola, do engenheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-RS), Paulo Robinson Samuel e da coordenadora da Pastoral da Criança de Porto Alegre, Vera Magalhães, que apóiam a iniciativa.
Foram convidados também representantes do Clube de Mães, Posto de Saúde Santíssima Trindade e Escola Municipal Migrantes, que atendem a comunidade, além dos executivos da empresa Dan Herbert, e autoridades locais do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), da Prefeitura de Porto de Alegre.
Durante o evento foram apresentados, com técnicas de abordagem coletiva para construção do conhecimento, o conceito Saneamento Básico com base na Lei Federal 11.445/07, impactos da falta dos serviços nos indicadores sociais como saúde, educação e renda, direitos e deveres da sociedade relacionados ao acesso aos serviços públicos, além de noções sobre o sistema local de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.
A ação integra o projeto Trata Brasil na Comunidade, na Vila Dique, que teve início em março de 2008, com objetivo central de sensibilizar a população local acerca das conseqüências da falta de saneamento nos indicadores sociais, notadamente da falta de coleta e tratamento de esgoto, e mantê-la informada sobre os avanços das obras do Conjunto Habitacional Marcel Luís, provido de infraestrutura completa de serviços de saneamento, que receberá todas as famílias até o final de 2010, em um movimento de reassentamento da comunidade, hoje, localizada nas imediações do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
A comunidade de Vila Dique foi beneficiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e selecionada em conjunto com a Pastoral da Criança de Porto Alegre para integrar o projeto Trata Brasil na Comunidade, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, como piloto.
A iniciativa poderá ser replicada em outras comunidades do País com características semelhantes as da Vila Dique. “Nossa proposta é de conscientização e de articulação da sociedade civil em torno das questões sociais, uma comunidade mobilizada assume um importante papel no acompanhamento de todas as etapas relacionadas ao investimento público”, alerta o presidente do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho.
De acordo com as pesquisas contratadas pelo Instituto Trata Brasil com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar e trabalhadores que vivem nas mesmas condições respondem por 11% a mais em faltas nos postos de serviços, quando comparados aos que vivem em áreas saneadas.
Fonte Revista Digital Aguaonline - 456 - Jornalista Cecy Oliveira
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br