Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2009

NO AFLUENTE MANAQUIRI DO RIO SOLIMÕES A ESTIAGEM PROVOCA A MORTE DE MILHARES DE PEIXES

(Clique para ampliar)
Peixes mortos na margem do rio Manaquiri, a 133 km de Manaus; 2.800 famílias estão ameaçadas de ficar sem água e alimento em Maniquiri por causa da estiagem; as aulas foram suspensas para 1.600 crianças na cidade por tempo indeterminado (Foto: Alberto César Araújo/AE)


Faixa de 16 km de peixes mortos preocupa moradores de Manaquiri/AM

Uma faixa de 16 km de peixes mortos surgiu em um afluente do rio Solimões na cidade de Manaquiri (AM), município de 19 mil habitantes localizado a 60 km de Manaus. A ausência de chuvas na região e o consequente baixo nível dos rios são apontados por especialistas como as principais causas da mortalidade.

O problema prejudica a rotina de 540 famílias de ribeirinhos espalhadas em 13 comunidades. Com dificuldades para se locomover, os ribeirinhos estão recebendo alimento e água potável, de acordo com a prefeitura do município.

Segundo o secretário do Meio Ambiente da cidade, Vandemberg Soares, é comum, nesta época do ano, que, com a vazante, o nível das águas fique muito baixo, o que impede a circulação e oxigenação do rio. Mas ele diz que nunca viu o fenômeno nessa proporção.

De acordo com Efrem Jorge, coordenador de biologia aquática do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), neste período do ano a água dos rios na Amazônia chega a 36ºC em razão da maior incidência do sol quando o rio está parado. A temperatura comum na região é entre 28ºC e 30ºC.

"A água mais quente e mais rasa acaba matando os peixes. É um fato natural, sempre ocorreu. Os peixes ficam sem possibilidade de sair porque não tem circulação. Eles não estão acostumados a essa temperatura e deixam a superfície. Os processos bioquímicos acelerados aumentam o consumo de oxigênio", explica.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde julho, época da maior enchente da história da região, as chuvas estão bem abaixo da média no nordeste da Amazônia. Em Manaus, a média de chuvas na época é de 183 mm. Até ontem, só choveu 132 mm. (Fonte: Folha Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. - De fato isso já esta em estado de calamidade de emergencia, a defesa civil do municipio tem que fazer algo em prol da seca ..
    sou morador da cidade e sei o que estamos passando, e sei também da dificuldades' que os ribeirinhos estão enfretaando .
    essas são minhas poucas palavras ..

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth - ISOSRiosBr29 novembro, 2009 17:57

    Werlem,

    Nós ficamos muito chocados com as imagens e com a noticia que chega de Manaquiri.

    Se pudermos ajudar em alguma coisa, fazer alguma campanha pelos ribeirinhso que estejam em dificuldade ou qualquer coisa assim, podem usar os espaços de nosso Blog que ficam à inteira disposição de vocês.

    prof. jarmuth
    ISOSRiosBr

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br