Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2009

CHUVAS LEVAM GOVERNO A DECRETAR EMERGÊNCIA EM 15 CIDADES GAÚCHAS

(Chuvas - foto saojoaquim online)

Governo do RS homologa emergência em 15 cidades afetadas por chuva

Folha Online 18/11/2009

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde setembro já levaram o governo estadual a homologar a situação de emergência decretada por 15 cidades do Estado. Pedras Altas, no sul do Estado, que havia decretado emergência em 7 de setembro, teve a situação homologada por 90 dias nesta terça-feira (17), em publicação no "Diário Oficial". Na cidade de 2.638 habitantes, um vendaval deixou 250 prédios danificados e três casas totalmente destruídas.

Segundo a Defesa Civil estadual, em um ano 382 decretos foram homologados pelo governo. Além das chuvas, os decretos foram motivados por estiagem, granizo ou vendavais em áreas urbanas e rurais. A homologação permite aos órgãos da administração direta e indireta prestarem apoio extra ao município afetado.

Somente neste mês, seis cidades do Estado decretaram emergência: General Câmara, Minas do Leão, São Sebastião do Caí, Taquari, Pantano Grande e Montaurí. Ao todo, mais de 15 mil pessoas foram afetadas em novembro. Entre eles, 1.127 estão desalojados (estão na casa de familiares) e 372 desabrigados (dependem de abrigos públicos).

Tempo - Segundo a Defesa Civil, nesta quarta (18) devem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes em áreas isoladas no sudoeste e sul do Estado. As chuvas podem estar acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo.

O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamentos e encostas, morros e barreiras pelo risco de deslizamentos. (Fonte: Folha Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br