Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2009

5 DE DEZEMBRO - "SEJA VOLUNTÁRIO POR UM DIA" - AJUDE A REPRESA GUARAPIRANGA

População buscando lazer na represa Guarapiranga

Seja voluntário por um dia e ajude a Represa Guarapiranga


A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no dia 5 de dezembro, em parceria com a ONG SOS Represa Guarapiranga, o evento “Seja Voluntário Por um Dia”, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário.

O objetivo é valorizar a ação voluntária e fortalecer as ações da região na preservação desse importante manancial. O evento “Seja Voluntário Por Um Dia” terá a participação da comunidade, do grupo de voluntários da SOS Mata Atlântica e demais interessados.


MANANCIAIS DE SÃO PAULO - GUARAPIRANGA, BILLINGS E CANTAREIRA

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), considerada a maior área urbana brasileira, com cerca de 18 milhões de habitantes, apresenta, hoje, um dos quadros mais críticos do país no que diz respeito à garantia de água em quantidade e qualidade para o abastecimento de sua população. A causa está na má gestão do recurso ao longo de sua história, com destaque para a ocupação urbana desordenada das áreas de mananciais mais próximas, como as bacias hidrográficas da Billings e Guarapiranga, e das péssimas condições de conservação das áreas mais distantes, como as represas do Sistema Cantareira.

O Programa Mananciais do Instituto Socioambiental (ISA) tem como objetivo desenvolver o monitoramento socioambiental participativo, processo que compreende produção e atualização constante dos diagnósticos socioambientais participativos, realização de seminários para proposição de ações de recuperação e conservação, acompanhamento e proposição de políticas públicas, promoção de campanhas e ações de mobilização da sociedade.

Histórico

A atuação do ISA com os mananciais teve início em 1996, com a realização do Diagnóstico Socioambiental Participativo da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, que será atualizado até 2003 e publicado em 2004. Já o trabalho na região da Billings, que começou em 1999, está publicado nos livros Billings 2000: Ameaças e perspectivas para o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo e Seminário Billings 2002.

Em 2002, foi lançada a campanha Água Viva Para São Paulo, com o objetivo de alertar a população paulista sobre a importância dos mananciais como fonte de sobrevivência. A experiência em elaborar análises aprofundadas tornou o ISA uma referência sobre o tema Mananciais. Ainda em 2002, o instituto foi eleito representante das ONGs ambientalistas no Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Capivari-Monos, região que ocupa parte das bacias da Billings e da Guarapiranga. Em 2003, foi eleito representante das organizações ambientalistas no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Ao longo de 2003, o programa participou da elaboração dos Planos Diretores Regionais da Capela do Socorro e de Parelheiros, áreas localizadas no extremo sul do município de São Paulo, entre as represas Guarapiranga e Billings, em parceria com as respectivas subprefeituras. Em 2006, foi publicado o Diagnóstico Socioambiental Participativo do Sistema Cantareira (disponível para download à esquerda, acima). Veja mais abaixo no item Cantareira.

Guarapiranga

A Guarapiranga, o segundo manancial mais importante da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), encontra-se seriamente ameaçada pela ocupação urbana desordenada e poluição de suas águas. Responsável pelo abastecimento da parte sudoeste do município de São Paulo, abrange quase 4 milhões de pessoas. O estudo Guarapiranga 2005 - Diagnóstico Socioambiental Participativo produzido pelo ISA, que atualizou dados de 1996, concluiu que a ausência de saneamento, o crescimento urbano e de atividades humanas são responsáveis pelo comprometimento de mais da metade da bacia hidrográfica. Clique aqui para ler o estudo na íntegra. Em 2007, o ISA publicou os resultados do Seminário Guarapiranga 2006, também disponível para download.

Billings

Apesar de ser a maior represa da RMSP e de ter mais da metade de sua Bacia Hidrográfica preservada, a Billings não pode ser plenamente utilizada para abastecimento público devido ao enorme acúmulo de poluição resultante do bombeamento do Rio Tietê nos últimos sessenta anos.

No sentido de propor alternativas para reverter o quadro de degradação deste importante manancial, o ISA organizou em conjunto com várias instituições governamentais e não-governamentais, um seminário para propor áreas e ações para a conservação, recuperação e uso sustentável da Bacia Hidrográfica da Billings, chamado Seminário Billings 2002.

Publicações

  • Billings 2000: Ameaças e perspectivas para o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. Publicação traz os principais resultados do Diagnóstico Socioambiental Participativo da Bacia Hidrográfica Billings, iniciado em 1999.
    Disponível para download

  • Seminário Billings 2002: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, recuperação e uso sustentável da Bacia Hidrográfica da Billings, que reuniu 193 especialistas no assunto, contou com importantes parcerias e teve como resultado um conjunto de ações e recomendações para a manutenção deste importante manancial.
    Disponível para download


Cantareira

Em 2003, o ISA começou a trabalhar com as bacias hidrográficas do Sistema Cantareira, considerado o maior sistema de abastecimento público da América Latina, que produz água para 50% da população da RMSP. Grande parte das nascentes desse sistema fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Em novembro de 2003, o sistema viveu seu momento mais crítico, quando teve seu nível reduzido para 1%.

Em 2006, o ISA publicou o Diagnóstico Socioambiental Participativo do Sistema Cantareira e em janeiro de 2009 finalizou o relatório técnico com os principais resultados do Diagnóstico Socioambiental Participativo da Região do Subcomitê Juquery/Cantareira, área estratégica para o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. Essa região abrange a Bacia hidrográfica do Rio Juquery, que abriga a BArragem Paiva Castro, o último e o maior reservatório do Sistema Cantareira. Esse trabalho foi realizado com apoio do Fehidro e estão disponíveis para download:

o relatório técnico final;

o álbum de fotos;

os mapas contendo as bases de dados cartográficos utilizadas.

Fonte: ISA - instituto Socioambiental

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br