Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2009

EDITAL DA USINA DE BELO MONTE PODE SAIR NO GRITO


Aneel fará audiência para analisar edital de Belo Monte mesmo sem aval do Ibama

Leonardo Goy, BRASÍLIA
Jornal O Estado Sp - 18/11/2009

O governo partiu para o tudo ou nada na tentativa de cumprir o cronograma e realizar o leilão da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) no dia 21 de dezembro. Mesmo sem o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) ter liberado, ainda, a licença ambiental prévia do projeto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para amanhã, às 11 horas, reunião extraordinária para votar o edital da licitação da usina.

Aprovado o projeto, haverá tempo hábil, pelo menos em relação ao edital, para que o leilão seja feito na data programada. O edital tem de ser lançado no mínimo um mês antes do leilão. Se o lançamento do documento ficasse para a semana que vem, por exemplo, o leilão poderia ficar ameaçada, já que estaria próxima demais das festas de fim de ano.

A Aneel não costuma aprovar o edital de grandes usinas sem ter na mão licença ambiental. O fato de a agência ter marcado reunião para amanhã pode significar que a licença esteja para sair ou que o governo já tem certeza de que será concedida no curto prazo. Pelas regras do setor, uma usina só pode ir a leilão se já tiver licença ambiental prévia, mas o edital pode ser colocado na praça sem o documento do Ibama.

O presidente do Ibama, Roberto Messias, disse à Agência Estado que há, pelo menos, cinco pendências para a liberação da licença ambiental prévia. Entre as questões que têm de ser esclarecidas, segundo ele, está a eficácia das medidas socioeconômicas que serão tomadas pelo futuro empreendedor para abrandar os impactos na região. Também faltam, segundo Messias, esclarecimentos sobre a eficácia das medidas mitigatórias para o impacto da redução da vazão de água na chamada Volta Grande do Xingu

Ontem à noite, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que não há data para a liberação da licença, mas afirmou que sai nos próximos dias.
COLABORARAM GERUSA MARQUES E LEONENCIO NOSSA - O Estadão

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br