Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2009

DA OSMOSE ENTRE ÁGUA DOCE E ÁGUA SALGADA USINA GERA ELETRICIDADE


Primeira usina osmótica abriu ontem

Ainda em fase de testes, o protótipo promete ser uma fonte de energia limpa, renovável e facilmente integrada às zonas industriais existentes. A usina aproveita a energia disponível em um processo que ocorre naturalmente no encontro entre água doce e água salgada por meio de uma membrana: a osmose.

O termo pode não ser usado no dia-a-dia, mas deve soar familiar para quem se lembra das aulas de biologia do colégio. Osmose é o processo de passagem da água de um meio menos concentrado para um mais concentrado através de um membrana semi-permeável.

Esse processo ocorre nas células, por exemplo, e é o que faz nossos dedos ficarem enrugados quando passamos muito tempo na piscina: a água sai das células para entrar em equilíbrio com o meio mais concentrado.

Pensando nesse processo, a empresa Statkraft inaugurou hoje o primeiro protótipo que gera eletricidade explorando a energia disponível quando água doce e água salgada se misturam.

Na usina osmótica, a água doce e a salgada são encanadas para câmaras separadas por uma membrana artificial. As moléculas de sal atraem a água doce através da membrana, causando uma pressão do lado da água marinha equivalente a uma queda d’água de 120 metros. Essa pressão pode ser usada para girar uma turbina e gerar eletricidade.

As pesquisas com energia osmótica vêm sendo feitas pela Statkraft há mais de dez anos e, de acordo com os cálculos da empresa, o potencial global é de 1.600 a 1.700 TWh por ano – o equivalente a 50% da produção atual de energia da União Européia.

Por enquanto, o protótipo só produz até 4 kw, mas em pouco tempo deve chegar aos 10kW. Até 2015, a empresa espera construir usinas completamente operantes.

Ilustração em destaque: Arquivo Abril

Fonte: Info Plantão - Abril - 25/11/09



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br