Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2009

UM RETRATO DA BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS SOROCABA E MÉDIO TIETÊ - ATLAS DO INSTITUTO 5 ELEMENTOS


Bacia dos rios Sorocaba e médio Tietê ganha Atlas Socioambiental

Elaborado pelo Instituto 5 Elementos, a publicação reúne as características ambientais, físicas, sociais, econômicas e da região.

O cenário socioambiental ganhou uma nova e preciosa ferramenta de estudo e trabalho para a gestão participativa da água. Trata-se do “Atlas Socioambiental – Um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê”, que reúne em uma única publicação as características ambientais, sociais, físicas, culturais e econômicas da região.

Elaborado pelo 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, o Atlas inicialmente será utilizado em oficinas realizadas em municípios pertencentes à Bacia, mas também estará disponível para download no site www.5lementos.org.br

O Atlas Socioambiental

Um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê foi inspirado na Cartografia Social e Mapa Verde, duas metodologias que consideraram o mapeamento com as características socioambientais, econômicas e as vivencias e conhecimentos que acontecem na bacia. Além disso, nessa publicação o Instituto 5 Elementos estabeleceu uma importante parceria com a rede de Mapas Verdes, o Green Maps System (GMS), uma estrutura localmente adaptável e compartilhada para a elaboração de mapas ambientais.

Também foram produzidos imagens únicas, com um “sabor local” da Bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, satisfazendo às necessidades locais, e ao mesmo tempo globalmente conectadas.

Com 40 páginas, a primeira parte aborda a importância dos rios para o desenvolvimento das cidades e sua relação com a cultura e a economia dos 34 municípios que fazem parte de sua Bacia hidrográfica, a distribuição das águas no planeta e no Brasil, a influência das mudanças climáticas na disponibilidade das águas. Além desses tópicos são abordados os aspectos relativos política nacional de recursos hídricos, bem como a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. A Gestão local dos recursos hídricos é o um tema fundamental da publicação, que aborda o papel dos comitês e a história do Comitê de Bacias dos rios Sorocaba Médio Tietê seu funcionamento e a gestão participativa.

Na segunda parte são apresentados 11 mapas temáticos: Bacia Hidrográfica atividade econômica, geologia geomorfologia, cobertura vegetal, resíduos sólidos, retrato das águas, água e clima, sociedade e cultura, práticas sustentáveis, políticas públicas e autocartografia um mapa interativo. O Atlas é acompanhado de um CD com os mapas.

Fonte: Ambiente Hoje/Blog Gente das Aguas

FAÇA AGORA O DOWNLOAD DO ATLAS DO 5 ELEMENTOS - Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br