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Nova estrada de 28 km vai cortar litoral norte
Com pistas duplas, rodovia, que tem custo estimado em R$ 900 milhões, vai ligar a Tamoios à costa sul de São Sebastião
Estimada em R$ 900 milhões, a estrada vai cruzar dezenas de córregos que chegam à orla, matas e a área do sítio arqueológico São Francisco, reconhecido pelo Iphan, órgão federal responsável pelo patrimônio histórico.
JOSÉ ERNESTO CREDENDIODA REPORTAGEM LOCAL
O governo de São Paulo definiu o traçado da nova rodovia, de 28 km, que ligará a Tamoios (SP-99) à praia de Guaecá, costa sul de São Sebastião. Estimada em R$ 900 milhões, a estrada vai cruzar dezenas de córregos que chegam à orla, matas e a área do sítio arqueológico São Francisco, reconhecido pelo Iphan, órgão federal responsável pelo patrimônio histórico.
Embora houvesse nos estudos a possibilidade de levar a nova via somente até as proximidades do porto, o governo optou por construir um braço, até Guaecá, a 20 km da praia de Maresias, na costa sul.
A obra - dois contornos em São Sebastião e Caraguá, que permitirá a quem vai acessar a costa sul que evite o tráfego urbano nessas duas cidades- vem sendo protelada há anos, mas no último dia 5 a Secretaria dos Transportes protocolou o primeiro documento para a obtenção da licença ambiental.
Segundo a secretaria, o traçado final ainda vai depender do EIA-Rima (Estudo-Relatório de Impacto Ambiental) e o sítio arqueológico será preservado, conforme acordo firmado com a Prefeitura de São Sebastião.
A nova rodovia, com pistas duplas separadas por barreiras de concreto, visa reduzir o gargalo entre as duas cidades, que vem se agravando devido às obras da Petrobras e ao aumento das atividades do porto.
No ano passado, o número médio de veículos por dia entre as cidades foi de 9.841 -6% a mais que em 2006. Mesmo baixo, o tráfego é concentrado, segundo estudos da JGP Consultoria, contratada pelo governo para licenciar a obra -19% do fluxo se concentra em 24 dias do ano, ou seja, Natal, Ano Novo, Carnaval e outros feriados.
Também havia sido avaliado ampliar a Rio-Santos em seu traçado atual, mas a ideia foi deixada de lado por conta da ocupação das margens da rodovia, que é usada como avenida. Depois de concluída, a estrada será ligada ao novo trecho duplicado da Tamoios, que ainda está na fase de estudos.
A meta é concluir o licenciamento da nova via até o final de 2010 e iniciar a obra no ano seguinte. Para tentar minimizar danos ambientais, o projeto inclui cerca de 12 km de túneis e pouco mais de 1 km de viadutos.
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), diz que os contornos são até mais importantes do que a duplicação da Tamoios. "Sem os contornos, o motorista chegaria rápido ao litoral, mas depois ficaria parado", disse.
Ainda assim, as ONGs ligadas ao ambiente vão cobrar mais trechos em túneis, diz o advogado e ambientalista Eduardo Hipolyto do Rego. "Tudo que já acontece e que vai acontecer no litoral norte [base de gás da Petrobras, ampliação do porto] é fichinha perto do impacto dos contornos. A obra vai passar pelo último corredor intacto do Parque da Serra do Mar", diz.
Ponto final da nova estrada, a região de Guaecá vai perder áreas importantes, segundo o engenheiro Sérgio Fernando Gazire, presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) da praia. "O contorno tem sua importância, reconhecemos, mas sou radicalmente contra", diz.
Próximo Texto: Rodovia em SP vai passar a 200 m de sítio arqueológico
Embora houvesse nos estudos a possibilidade de levar a nova via somente até as proximidades do porto, o governo optou por construir um braço, até Guaecá, a 20 km da praia de Maresias, na costa sul.
A obra - dois contornos em São Sebastião e Caraguá, que permitirá a quem vai acessar a costa sul que evite o tráfego urbano nessas duas cidades- vem sendo protelada há anos, mas no último dia 5 a Secretaria dos Transportes protocolou o primeiro documento para a obtenção da licença ambiental.
Segundo a secretaria, o traçado final ainda vai depender do EIA-Rima (Estudo-Relatório de Impacto Ambiental) e o sítio arqueológico será preservado, conforme acordo firmado com a Prefeitura de São Sebastião.
A nova rodovia, com pistas duplas separadas por barreiras de concreto, visa reduzir o gargalo entre as duas cidades, que vem se agravando devido às obras da Petrobras e ao aumento das atividades do porto.
No ano passado, o número médio de veículos por dia entre as cidades foi de 9.841 -6% a mais que em 2006. Mesmo baixo, o tráfego é concentrado, segundo estudos da JGP Consultoria, contratada pelo governo para licenciar a obra -19% do fluxo se concentra em 24 dias do ano, ou seja, Natal, Ano Novo, Carnaval e outros feriados.
Também havia sido avaliado ampliar a Rio-Santos em seu traçado atual, mas a ideia foi deixada de lado por conta da ocupação das margens da rodovia, que é usada como avenida. Depois de concluída, a estrada será ligada ao novo trecho duplicado da Tamoios, que ainda está na fase de estudos.
A meta é concluir o licenciamento da nova via até o final de 2010 e iniciar a obra no ano seguinte. Para tentar minimizar danos ambientais, o projeto inclui cerca de 12 km de túneis e pouco mais de 1 km de viadutos.
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), diz que os contornos são até mais importantes do que a duplicação da Tamoios. "Sem os contornos, o motorista chegaria rápido ao litoral, mas depois ficaria parado", disse.
Ainda assim, as ONGs ligadas ao ambiente vão cobrar mais trechos em túneis, diz o advogado e ambientalista Eduardo Hipolyto do Rego. "Tudo que já acontece e que vai acontecer no litoral norte [base de gás da Petrobras, ampliação do porto] é fichinha perto do impacto dos contornos. A obra vai passar pelo último corredor intacto do Parque da Serra do Mar", diz.
Ponto final da nova estrada, a região de Guaecá vai perder áreas importantes, segundo o engenheiro Sérgio Fernando Gazire, presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) da praia. "O contorno tem sua importância, reconhecemos, mas sou radicalmente contra", diz.
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Fonte: Folha de São Paulo/Notícias Socioambientais
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