Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de novembro de 2009

"A FALTA QUE O ESGOTO FAZ" - PESQUISA DO TRATA BRASIL/FGV



Menos de 40% das escolas brasileiras têm coleta de esgoto

Publicado por Rafael Carneiro da Cunha, do Aprendiz - http://envolverde.ig.com.br/
30/11/2009

Menos 40% das escolas brasileiras têm acesso ao serviço de coleta de esgoto. O dado é da pesquisa “A falta que o esgoto faz”, realizada pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas.

Divulgada na última terça-feira (24/11) na cidade de São Paulo (SP), a pesquisa revela que a velocidade da queda do déficit de saneamento básico no Brasil aumentou nos anos de 2007 e 2008, mas tal desempenho não influenciou o atendimento às instituições de ensino.

Enquanto que no período a queda no déficit do país foi de 4,18%, o número de escolas com acesso ao serviço subiu de 39,27%, em 2007, para 39,58% no ano seguinte. Esse crescimento significa que cerca de 1.400 escolas passaram a ter disponível o serviço de coleta, num universo de cerca de 200 mil unidades de ensino. Mais de 118 mil escolas continuam sem coleta de esgoto.

Entre as capitais, Belo Horizonte (MG) é a que apresenta melhor índice de rede de esgotos nas escolas (99,5%). O pior dado é de Porto Velho (RO) com apenas 9,31%.

Segundo o coordenador da pesquisa, o economista Marcelo Neri, a chance de uma criança de 1 a 6 anos morrer por falta de saneamento básico é de 22%.

Em relação a outros serviços, 63% das escolas têm abastecimento de água, mesmo índice de instituições que têm coleta periódica de lixo. 88% têm energia elétrica.
Panorama nacional

Na velocidade que a queda do déficit de saneamento básico no Brasil ocorreu de 1992 a 2006, o país demoraria 56 anos para atingir a meta do milênio proposta pela ONU – reduzir à metade o déficit até 2015. Porém, nos anos de 2007 e 2008 a queda foi de 4,18% ao ano, mostrando uma forte aceleração. “A atuação do Ministério das Cidades pode ser uma explicação. Se esse quadro ocorresse desde 1992, atingiríamos a meta em 16 anos”, disse Neri.

Hoje a rede de esgoto chega a 50,9% dos brasileiros. “Enfrentamos um sério problema. A rede geral de esgotos ainda é o serviço com menor taxa de acesso porque não é um bom mote eleitoral. Enquanto países europeus conseguiram erradicar o problema no século 19, nós em pleno século 21 ainda não conseguimos”, disse o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho.

A cidade de Belo Horizonte apresenta o melhor dado entre as capitais. Apenas 2,9% da população não tem saneamento. Na segunda colocação está Salvador (BA) com 7,49%. São Paulo está na terceira (10%). Neri liga a liderança da capital baiana aos programas que deram certo como o Bahia Azul, implementado pelo governo do estado.

Na mesma linha, foi criado no município do Rio de Janeiro o Programa de Despoluição da Bahia da Baía de Guanabara (PDBG). A iniciativa não obteve o mesmo êxito de Salvador. Enquanto em Salvador a taxa de acesso passou de 43% em 1996 para 92,51% em 2008, o Rio que esteve com melhores condições até 2001, passou a ter uma taxa de 85,82% da população com acesso em 2008.

Na outra ponta do ranking está em penúltimo lugar a cidade de Porto Velho e na última colocação, a cidade de Macapá. A capital do Amapá tem 96,69% de sua população sem saneamento básico.

No ranking por estado, São Paulo ocupa a primeira posição com 12,32% das pessoas sem saneamento, seguido pelo Distrito Federal com 16,06%, Minas Gerais com 23,47%, Rio de Janeiro com 32,19% seguem o ranking. O estado da Bahia aparece em sétimo com 56,55% e o último colocado é o Piauí com 87,49%.

rafaelcunha@aprendiz.org.br

(Envolverde/Aprendiz/Tratamento de Água

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br