Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2009

SANECAP (MT) QUER AMPLIAR OS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO

Cuiabá, a capital do Mato Grosso terá novos serviços prestados pela Sanecap

MT: Sanecap quer ampliar serviços oferecidos à população
21/11/2009

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), que foi criada por meio da Lei Complementar n.º 076 de 05 de julho 2001 com a incumbência de prestar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, quer ampliar sua atuação. Atendendo determinação da Lei do Saneamento, a diretoria da Sanecap encaminhou à Câmara de Cuiabá o projeto de lei que solicita a alteração da lei de criação da Companhia para que sejam incluídos os serviços de drenagem de águas pluviais e coleta de lixo.

Em 2007 entrou em vigor no Brasil a Lei Nº 11.445, que estabelece diretrizes para o saneamento básico. Esta lei define como saneamento básico o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (coleta, tratamento e destino final do lixo) e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Conforme a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, estes serviços devem ser prestados com base nos princípios fundamentais que garantem a universalização do acesso ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. “Queremos ampliar nossa prestação de serviços, mas de forma adequada, garantindo melhoria na saúde pública e proteção do meio ambiente”.

A Sanecap já vem desenvolvendo ações em relação ao manejo de resíduos sólidos, como o exemplo do óleo utilizado em frituras, que pode ser reaproveitado para a fabricação de sabão líquido e em barra. A equipe da Assessoria de Lideranças Comunitárias da Sanecap percorre os bairros da capital levando a receita do sabão e ensinando mulheres a ganhar uma renda extra. Esta iniciativa, segundo Eliana Rondon, reflete em uma ação muito importante que é a conservação dos recursos hídricos.

“Queremos trabalhar com as comunidades não só com o óleo de cozinha, mas também com outros materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas PETs e latinha de alumínio. Acredito que o reaproveitamento do lixo sólido é de importância vital para a área ambiental, pois nossos rios e córregos há muito tempo pedem socorro”, observa Eliana Rondon.

O projeto de lei está na Câmara de Cuiabá, mas ainda não tem previsão para aprovação.

Fonte: Olhar Direto

CONHEÇA CUIABÁ (MT)


Cidade Verde, Por Carlos
Cidade Verde, Por Carlos

Igreja, Por Carlos
Igreja, Por Carlos

Igreja do bom Despacho
Igreja do bom Despacho

Igreja de são Benedito
Igreja de são Benedito




Casa do Artesão
Casa do Artesão

Museu do Rio Cuiabá
Museu do Rio Cuiabá

Mercado do Porto
Mercado do Porto

Avenida CPA
Avenida CPA

Centro
Centro




Mapa de Loacalizão  Colaboração: brazil web tour
Mapa de Loacalizão Colaboração: brazil web tour

SAIBA MAIS SOBRE CUIABÁ - SITE FÉRIAS.TUR.BR
Publicação autorizada através de parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br