Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2009

RORAIMA TERÁ TRÊS HIDRELÉTRICAS: COTINGO, PAREDÃO E BEM-QUERER, DIZ BOTELHO


Rio Cotingo onde será constuída a Usina Hidrelétrica em Uiramutã (RR)




Senador diz que hidrelétricas de Cotingo, Paredão e Bem-Querer serão construídas em Roraima

Folha de Boa Vista - 23/11/2009

O senador Augusto Botelho (PT) disse acreditar que a construção das hidrelétricas do Paredão, no Município de Alto Alegre, Cotingo, em Uiramutã, e Bem-Querer, em Caracaraí, será uma realidade em longo prazo. Ele embasa a afirmação no crescimento do País e, consequentemente, na necessidade de energia elétrica e na escassez do petróleo, problema que deverá se agravar nos próximos anos.


Contudo, o senador esclarece que é necessário tempo para que as obras sejam executadas. No entanto, ele citou, em entrevista ao Agenda da Semana, programa apresentado aos domingos pelo administrador Marcelo Nunes, na Rádio Folha (AM 1020), que um passo importante para a realização da primeira destas três hidrelétricas já foi dado no último dia 18, data na qual a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou o projeto de autoria de Botelho que autoriza o aproveitamento de recursos hídricos, inclusive os potenciais energéticos do rio Mucajaí.

“Roraima tem três pontos onde mais cedo ou mais tarde vão ser feitas as hidrelétricas, pois é necessário que sejam feitas. Já existe um projeto para a construção da hidrelétrica de Bem-Querer, que está andando mais devagar porque as duas primeiras que devem ser feitas é Cotingo e Paredão”, disse ele.

Cabe citar que a segunda das 19 condições estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando julgou pela manutenção da demarcação em forma contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, é que o “usufruto dos índios não abrange o aproveitamento de recursos hídricos e potenciais energéticos, que dependerá sempre da autorização do Congresso Nacional”, fator importante a ser considerado em relação a Cotingo, localizado dentro das terras homologadas em 2005.

Botelho não deixa de mencionar que construções de hidrelétricas demandam tempo. Inclusive, ainda há um longo caminho para que Paredão possa se tornar realidade. Conforme o senador, hoje o projeto, recém-aprovado pela primeira comissão, está na Comissão de Meio Ambiente. Depois que passar por ela, deverá seguir à Comissão de Constituição e Justiça para, só então, ir à votação no plenário.

“Vão ser feitas porque o Brasil precisa de energia e o petróleo está acabando. Por mim, eu levaria no mês que vem a Plenário, mas é algo que precisa de tempo. Os principais benefícios trazidos pela construção de uma hidrelétrica são a resolução do problema energético e a redução no valor da energia, que em Roraima tem uma das taxas mais altas do País”, concluiu Botelho. (WS)

Fonte: Folha de Boa Vista

CONHEÇA MAIS SOBRE ALTO ALEGRE (RR)

Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas
Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas

Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas
Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas

Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas
Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas

Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas
Alto Alegre por Eduardo M.P.Dantas

Visite o site Férias.tur.br - Publicação autorizada por parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br