Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de dezembro de 2009

ÁGUAS DE BRASÍLIA: USO RACIONAL E SUSTENTÁVEL EM DEBATE

Ponte sobre o lago Paranoá, em Brasília

Uso da água em debate


Discussão será em audiência pública nesta sexta-feira (4) sobre critérios para requerimento e obtenção de outorga do direito de uso dos recursos hídricos por meio de canais

Combater o desperdício, evitar a contaminação e promover a utilização sustentável dos recursos hídricos do Distrito Federal. Esse é o objetivo da Portaria da ADASA que define as diretrizes e critérios para requerimento e obtenção de outorga do direito de uso dos recursos hídricos por meio de canais em águas de domínio do Distrito Federal ou delegados pela União. Essas normas estarão em discussão nesta sexta-feira (04), na Audiência Pública, a partir das 8h30m, no auditório do BRB da 410/411 Sul.

Os critérios para os usos dos recursos hídricos por meio de canais têm como objetivos promover o uso racional, reduzir os conflitos entre os usuários e evitar prejuízos à qualidade da água. A má distribuição e a precariedade das instalações dos canais que recolhem água dos rios trazem uma perda substancial de até 80% do produto canalizado.

A ADASA vem enfrentando o problema dos chamados “canais” desde o início das atividades de outorga, em junho de 2005. Construídos sem a mínima observância às orientações técnicas, a maioria deles não possui estruturas adequadas de funcionamento e gerenciamento. A falta de critérios para o uso da água gera conflitos entre os usuários desses canais em várias comunidades rurais – Núcleo Rural de Sarandi, Rajadinha, Barro Preto, São José, entre outros. Esses conflitos não ocorrem pela escassez da água, mas pela falta de compartilhamento e harmonia entre aqueles que a usam.

Ao estabelecer diretrizes e critérios, a ADASA espera reduzir os conflitos entre os usuários e evitar prejuízos à qualidade da água, como vendo sendo observado. O documento determina que a construção dos canais atenda critérios de evasão de água, medida de eficiência e proteção contra poluição por animais. Num primeiro momento, o objetivo é educativo: os usuários receberão cartilhas, manuais e projetos que ensinarão a construir barragens e canais de forma a tornar mais eficaz e sustentável a captação de água para seus diversos usos.

A Portaria ficou à disposição dos interessados para consulta e sugestões no site da ADASA por mais de 40 dias.

Com informações da ADASA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br