Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de dezembro de 2009

PROGRAMA PRODUTORES DE ÁGUA E FLORESTA (RJ) PAGA PRODUTORES RURAIS PELA CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Ponte sobre o Rio Pirai (RJ) - foto: www.aventuraeoffroad.com

EXCLUSIVO AMBIENTE BRASIL:
Produtores rurais do Rio de Janeiro recebem pagamento por serviços ambientais na Bacia do Rio Guandu


Danielle Jordan* / AmbienteBrasil

Nesta quinta-feira, 17, os produtores rurais que integram o programa Produtores de Água e Floresta, no Rio de Janeiro, receberam o segundo pagamento pelos serviços ambientais realizados na Bacia do Rio Guandu.

O evento teve início às 10 horas, na escolinha do Rio das Pedras, em Lidice, no município de Rio Claro. Na ocasião foram inaugurados os biossistemas de saneamento que vão tratar o esgoto produzido na região.

O programa foi lançado em maio deste ano e oferece remuneração aos produtores do Rio das Pedras que conservam e recuperam as nascentes do Rio Piraí.

Os recursos para estes pagamentos são obtidos através do pagamento por grandes usuários pelo uso da água. Os valores são repassados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, que distribui aos produtores.

O secretário executivo do Instituto Terra de Preservação Ambiental, Mauricio Ruiz, lembra que os biossistemas também produzirão biogás. “Construímos três modelos que tratam de efluentes de mais de 100 pessoas a um custo baixíssimo. Além de cuidar da água, que sai com 98% de limpeza, os biossistemas geram gás para cozinhas comunitárias, casas e ainda alimentam peixes e fertilizam bananais”, explicou.

O Rio Piraí é um dos mais importantes do sistema Guandu, de acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente, Inea. Em conjunto com o rio Paraíba, responde por 80% do abastecimento de água do Estado e 25% da geração de energia elétrica da Região Metropolitana.
*Com informações do Inea.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br