Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de dezembro de 2009

ATLAS DE PRESSÕES E AMEAÇAS ÀS TERRAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA - LANÇAMENTO 10 DEZ

Atlas aponta regiões e cenários críticos para Terras Indígenas na Amazônia


2644Muito tem se falado na devastação da Amazônia e em algumas de suas co nsequências para a população indígena. Mas muitas vezes de forma ge nérica, sem se especificar áreas mais afetadas e as dinâmicas territo riais dos principais causadores dessa devastação.

Apontar essas regiões e processos, em diferentes horizontes de tempo, é a intenção do Atlas de Pressões e Ameaças às Terras Indígenas na Amazônia Brasileira, publicação do Instituto Socioambiental (ISA) que será apresentada à imprensa nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, às 9h, no es critório da organização em Brasília (SCLN 210, Bl. C sala 112). Na quinta-feira, às 19h, no café Daniel Briand (SCLN 104, Bl. A, Lj. 26), acontece o lançamento oficial.

O livro traz 25 mapas, além de textos de contextualização e com casos emblemáticos, tabelas, gráficos e fotos sobre temas como: estradas, hidrelétricas, desmatamento, agropecuária, queimadas, mineração, expl oração madeireira, garimpo, petróleo e gás, população, saneamento básico, urbanização. A quase totalidade dos dados foi colhida em instituições que subsidiam pesquisas, políticas e indicadores oficiais , como o IBGE, o Inpe e a Aneel.


O atlas mostra, em especial, como os principais rios afluentes da margem di reita do Amazonas e as Terras Indígenas (TIs) localizadas em suas bacias, na porção sul da Amazônia, estão ameaçados por um conjunto de pressões socioambientais. Bacias como dos Rios Tapajós, Madeira e Xingu são apresentadas com um alto grau de ameaças representadas por barrament os de rios em cadeia, desmatamento e mineração, entre outros.

A publicação também oferece indícios sobre a possível movimentação da fronteira agrícola nos próximos anos: ela não mais avança gradualme nte sobre o território amazônico a partir de um perímetro com contorn o bem definido, mas lança ramificações e estabelece núcleos ativos em várias direções chegando a áreas até pouco tempo consideradas isoladas e mais preservadas.

No momento em que o mundo discute medidas para o combate as mudanças climáticas, a intensidade e o alcance dessa movimentação - que pode ser visualizada no atlas - lança dúvidas sobre a real capacidade do Estado Brasileiro em gerir de forma sustentável o território amazônico e suas áreas protegidas.


Entre outros números apresentados na publicação, o leitor descobre qu e 44% potencial hidrelétrico inventariado da região atingirá TIs - os povos indígenas serão os mais afetados pela expansão da geraçã o de energia elétrica prevista para acontecer no País (grande parte na Amazônia). Existem hoje 83 hidrelétricas funcionando e 247 planejadas n a Amazônia. Cálculos sobre somente 27 desses projetos, apontam que eles podem afetar até 44 mil pessoas. O tema da urbanização e do saneamento básico também é abordado no livro: em média, só 13% dos morado res das cidades da Amazônia Legal têm acesso à rede de esgoto, por exemplo.


Outros dados coletados pelo ISA e sistematizados em sua base de dados sobre Terras Indígenas também são agregados à publicação: na Amazô nia, existem hoje 173 povos indígenas e 405 Terras Indígenas em diferen tes estágios de regularização (21,7% do território amazônico), com uma população de cerca de 300 mil pessoas. Há mais de 5 mil processos minerários - entre alvarás e licenças de exploração, áreas "em disponibilidade", requerimentos de lavra garimpeira e pesquisa - que incidem sobre 125 TIs na Amazônia. Essas TIs abrigam uma população de mais de 14 mil pessoas. Apesar de existirem áreas e regiões críticas, ameaçadas pelo desmatamento, mais de 98% do território total das TIs da Amazônia está preservado.

Serviço:
Café da manhã para imprensa
Data: 09/12/2009
Horário: 10h
Local: Instituto Socioambiental
SCLN 210, Bloco C, Sala 112
Brasília - DF


Lançamento oficial
Data: 10/12/2009
Horário: 19h
Local: Daniel Briand Patissier et Chocolatier
SCLN 104, Bloco A, Loja 26
Brasília - DF

Fonte: Noticias Socioambientais.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br