Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de dezembro de 2009

JARDIM PANTANAL (SP) - DOENÇAS DAS ENCHENTES PREOCUPAM A POPULAÇÃO

Doenças decorrentes de enchente começam a proliferar em núcleo habitacional de São Paulo


Homem tenta cruzar ponto de alagamento próximo à Ponte do Piqueri, na zona norte. Nível da água atingia cintura
Homem tenta cruzar ponto de alagamento próximo à Ponte do Piqueri, na zona norte. Nível da água atingia cintura. Foto Hélvio Romero/AE

As doenças decorrentes da enchente começaram a proliferar no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo, segundo o coordenador Movimento de Urbanização e Legalização do Pantanal (Mulp), Marcio Zeni. A área está alagada desde o temporal da semana passada e a sujeira do Rio Tietê, somada ao esgoto que se misturou à água, estaria afetando a saúde dos moradores do lugar.

Zeni afirma que vários moradores estão doentes e outros apresentam inflamações em ferimentos em regiões do corpo que tiveram contato com a água.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que não foi verificado aumento no número de atendimentos nas unidades de saúde próximas às áreas alagadas. Apenas os casos de diarreia, acrescentou, tiveram uma pequena oscilação, considerada normal para esta época do ano.

O infectologista e embaixador do Instituto Trata Brasil, Artur Timermam, disse que “é inadmissível considerar normal esse aumento sazonal”. “Cabe às autoridades não constatar o fato, mas tomar providências para que isso não continue se manifestando dessa forma”, criticou.

Segundo ele, a situação dos bairros inundados da zona leste evidência problemas crônicos relacionados à coleta e ao tratamento de esgoto.

A diarreia, ressaltou o médico, é responsável por 50% da mortalidade de crianças de até 5 anos. Mesmo que não leve à morte, Timermam destaca que a doença pode causar uma série de complicações nos primeiros anos de vida. “São crianças que vão acabar se desnutrindo, tendo prejuízo no aprendizado.”

Inundações como a do Jardim Pantanal apresentam, de acordo com o infectologista, risco de outras enfermidades, como a leptospirose, transmitida pela urina de ratos. Nessas situações, Timermam enfatiza que é importante que a população evite ao máximo o contato com a água contaminada. Caso isso seja impossível, ele recomenda que as pessoas procurem atendimento médico para ser medicadas preventivamente.

A Secretaria de Saúde informou que está realizando visitas aos locais alagados para informar a população sobre os sintomas das principais doenças causadas pela chuva e esclarecer como os moradores devem proceder na limpeza das casas. Ainda de acordo com o órgão, quatro assistências médicas ambulatoriais estão em prontidão para a identificação de doenças decorrentes das enchentes.

Reportagem de Daniel Mello, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 16/12/2009


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br