As águas reagem
Dom, 20/Dez/2009Por Jânio Alberto Lima*
O grande dilema dos municípios brasileiros é as enchentes, por inúmeros rios e arroios assoreados e cheios de lixos de toda ordem. Na primeira chuva forte e torrencial, as águas retomam ao seu espaço implacavelmente, transbordam e escancaram todo o problema causando transtornos e prejuízos irreparáveis à população já tão sem assistência.
Devido ao crescimento populacional causador de ocupações irregulares e desordenadas em áreas de alto risco, a falta de políticas habitacionais e o desinteresse dos governantes, fica cada vez mais difícil controlar a já tão descontrolada vida nas cidades.
Recuperar as zonas verdes, as regiões de várzeas, a mata ciliar, a capacidade de vazão dos rios e arroios assoreados, a drenagem urbana, a coleta seletiva de lixo, o tratamento de esgoto, o plano de arborização nos municípios, enfim, a educação ambiental. Isso serviria para sanear todos os problemas anteriores, que são algumas das prioridades que um administrador público sério tem com sua cidade.
Mas infelizmente os planos diretores -que deveriam reger os municípios- são meros amontoados de papéis, feitos em gabinetes para cumprir com um formalismo burocrata, e na grande maioria deles são comprados e adaptados à realidade de cada município, um verdadeiro comércio, câmbio, mercado negro, como queiram.
Mas como vivemos na cultura do toma lá dá cá e do empurra, empurra com a barriga...
Até a próxima chuva torrencial!
* Presidente do WWF Brasil
Fonte: Bendia - Jornal dos Amigos /JORNAL DO MEIO AMBIENTE - VILMAR BERNA
.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br