A Fundação Getúlio Vargas divulgou recentemente que, em 2008, 50,92% do esgoto gerado no País é coletado, indicando avanço de 4,82% no quadriênio. Embora indique crescimento na coleta de esgoto, o dado ainda é preocupante se considerarmos que vários países com PIB muito inferior ao nosso estão à nossa frente na área de saneamento.
Além da falta de informação de grande parte da população quanto aos princípios básicos de higiene, há a não priorização por parte das autoridades que deveriam cuidar dos problemas relacionados à saúde pública. Basta lembrar os recentes focos de doenças como dengue, febre amarela, cólera etc, consideradas erradicadas no passado e que, frequentemente, infectam a população brasileira, principalmente a mais pobre.
Podemos afirmar que 2008 ficará marcado, pois o déficit da coleta de esgoto no País passou a ser inferior a 50%. Porém nos mostra também que temos um longo percurso a percorrer.
* André Henrique Rosa é professor adjunto de Engenharia Ambiental da Unesp-Sorocaba
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br