Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2009

NO RANKING DAS "CIDADES VERDE AZUL" DO GOVERNO PAULISTA 61 CIDADES FORAM "AMBIENTALMENTE REPROVADAS"


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ranking ambiental "reprova" 61 cidades

Municípios da região não alcançaram nota mínima para obter o certificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Sessenta e uma cidades da região, de 81 avaliadas, foram "reprovadas" no ranking ambiental divulgado ontem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Esses municípios não atingiram a nota mínima de 80 (escala de 0 a 100) para receber o selo de qualidade.

O certificado "Município Verde Azul" avalia em que medida as cidades cuidam do tratamento de esgoto e da coleta de lixo, recuperam a mata ciliar de córregos e combatem a poluição do ar, entre outros.

Foram avaliados neste ano 563 dos 645 municípios do Estado e premiados 156. Em 2008, foram aprovados apenas 44 de 332 avaliados.

Santa Rosa do Viterbo foi a cidade melhor avaliada da região neste ano, com nota 92,77, a 14ª melhor do Estado.

Ribeirão, que no ano passado foi reprovada com a nota 48, recebeu o selo desta vez: alcançou nota 86,75. Além dela, outras 4 cidades entre as 10 maiores ganharam o certificado, entre elas Araraquara e Franca.

Entre os municípios "reprovados" está São Carlos, com nota 51,80. A nota mais baixa na região foi a de Barrinha (21,66) -a secretaria apontou problemas com o tratamento de esgoto e com as matas ciliares (vegetação que acompanha os cursos d'água). A segunda pior foi Pedregulho, com 23,55.

Na avaliação do gerente do projeto Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães, a maior dificuldade da região está na conservação da mata ciliar. "Embora os índices sejam melhores do que os do oeste paulista, ainda é preciso recuperar as matas ciliares."

A prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM), disse que, devido à baixa nota de 2008, trabalhou desde janeiro para melhorar os indicadores verdes da cidade.

Uma das mudanças foi no tratamento do esgoto. Até o ano passado, 91% do esgoto era submetido a tratamento, proporção que subiu para 97,54% -a obra começou no governo anterior de Welson Gasparini e terminou em junho deste ano.

O promotor do Meio Ambiente, Marcelo Pedroso Goulart, não concorda com o prêmio dado à cidade. "Eu não daria selo verde para Ribeirão. Ainda há as queimadas urbana e rural, problemas com mata ciliar e entulho", disse. Goulart diz que a ideia do certificado é positiva, mas os critérios deveriam ser melhor esclarecidos.

São Carlos

Em São Carlos, pior avaliada entre as quatro maiores cidades, apenas 65% do esgoto é tratado. O coordenador do Meio Ambiente, Paulo Mancini, diz que a estação de tratamento que começou a funcionar neste ano deve elevar o percentual para 98,99% em 2010.

A Prefeitura de Pedregulho questionou a avaliação. Segundo o engenheiro agrônomo da prefeitura Nelson Barbosa, 95% do esgoto da cidade é tratado e há projeto de recuperar a mata ciliar.

Araraquara subiu na pontuação e obteve nota 88,12, a maior entre as quatro cidades mais populosas da região. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) atribuiu o desempenho ao esforço no tratamento de esgoto e de lixo. Atualmente, 99% do esgoto é tratado. O desafio, para ele, é aumentar a coleta de lixo reciclável, que hoje é de 20%.

O município de Franca (nota 83,05) trata 98% do esgoto. Os focos em 2010 serão a arborização, a coleta seletiva e a educação ambiental.

Fonte: Folha Online (Ribeirão Preto)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br