Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2009

SECA: CINCO CIDADES EM EMERGÊNCIA NO AMAZONAS NA REGIÃO DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES

Em Manaquiri já chega a 60 km a faixa de peixes mortos


Seca atípica isola 14 mil famílias em cinco cidades do Amazonas

Uma estiagem atípica na região dos rios Negro, que teve em 2009 uma cheia histórica, e Solimões vem deixando 14 mil famílias isoladas em cinco cidades do Amazonas. Os especialistas dizem que a estiagem ocorre em decorrência do fenômeno El Niño-- aquecimento das águas do Oceano Pacífico--, que interfere no regime de chuvas e no clima da Amazônia.

Os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Manaquiri, Caapiranga e Anamã já decretaram situação de emergência. Em São Gabriel e Santa Isabel, banhadas pelo Negro, os barcos que partem de Manaus com alimentos e combustível não conseguem mais atracar nos portos diante da falta de navegabilidade. Como alternativa, os ribeirinhos usam rabetas (canoa com motor) ou remam grandes distâncias.

Na cidade de Manaquiri, próxima a Manaus, aumentou para 60 km a faixa de rios e lagos com peixes mortos por falta de oxigenação das águas, que baixaram a níveis extremos.

O Serviço Geológico do Brasil, órgão federal que acompanha a dinâmica dos ciclos da vazante e enchente, diz que a falta de chuvas colocou o rio Negro, em Manaus, no nível de emergência, que é de 16 m. Abaixo desse índice, a navegação começar a ficar prejudicada.

De julho, quando houve o pico da enchente no Negro, o nível das águas do rio Negro desceu 13,78 m. Nesta terça-feira, a cota ficou em 15,94 m.

Com o fenômeno El Niño ativo, desde julho as chuvas estão abaixo da média normal, segundo Marco Oliveira, superintendente do Serviço Geológico. A tendência, diz ele, é que o mês de dezembro, que normalmente marca o início do inverno amazônico, seja de seca.

Fonte: Jornal Folha do Progresso - ‎02/12/2009‎

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br