Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2009

A SITUAÇÃO ESTÁ SE AGRAVANDO COM RELAÇÃO A BELO MONTE

Os índios do Xingu são contra a instalação de uma usina hidrelétrica no local (Foto: Secom/MT)


Audiência da Usina Belo Monte é esvaziada com ausências do Governo

Gadelha Neto - WWF Brasil
01/dez/2009

Ibama, Eletrobrás e Funai não comparecem a audiência pública convocada pela Procuradoria Geral da República e provocam protestos de índios, agricultores e ribeirinhos.

Lideranças indígenas mais inflamadas chegaram a dizer que não voltariam mais a Brasília para negociar. “Vamos esperar os construtores no rio. O Xingu vai virar um rio de sangue”, ameaçou Marcus Txucuru.

A ausência dos principais órgãos do Governo Federal durante a audiência pública realizada agora à tarde na Procuradoria Geral da República sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, causou protestos por parte de centenas de representantes de habitantes do Xingu, entre indígenas, ribeirinhos e agricultores familiares.

Lideranças indígenas mais inflamadas chegaram a dizer que não voltariam mais a Brasília para negociar. “Vamos esperar os construtores no rio. O Xingu vai virar um rio de sangue”, ameaçou Marcus Txucuru.
Os poucos representantes do governo – um funcionário da presidência da República, Paulo Maurus, um representante do BNDES, André Rondon, e José Carlos, do Instituto Chico Mendes, da área de Espeleologia – nada tinham, nessa altura do processo, a responder ou acrescentar.

Os habitantes do Xingu tinham em mãos um estudo encomendado pelas entidades locais a um grupo de especialistas sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) contratado pelo governo e que apresentou diversas incongruências que podem levar o ministério público a abrir um processo civil, paralisando o processo até que estes pontos sejam esclarecidos.
Francisco Hernandes, pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, um dos organizadores do painel de especialistas, formado por iniciativa dos movimentos sociais de Altamira (PA) para estudar o EIA, acredita que houve duas omissões que ele classifica como as “mais severas e gritantes”.

Uma delas, segundo o especialista, é a descaracterização da área diretamente atingida pelo empreendimento. “A usina de volta grande simultaneamente alaga e deixa vazão reduzida em três quartos da Volta Grande do Xingu, onde existem populações ribeirinhas e terras indígenas que se servem muito do rio para construir seu modo de vida. Essa região não é considerada (pelo estudo) diretamente atingida e, portanto, não teriam direito a indenização nem estão no cômputo da população diretamente atingida”, explica Hernandes.

O estudo acusa, ainda, uma subdimensão da população urbana e rural atingida, segundo o especialista. Ele explica que o EIA considera a população por domicílio em 3,14 pessoas por domicílio enquanto os estudos consagrados sobre a região apontam de 5 a 7 pessoas por domicílio.

O “estudo do estudo” foi encaminhado ao Ibama e ao Ministério Público e ainda não foi respondido pelo Instituto. O Ministério Público avisou que já está estudando detalhadamente o documento e que pode entrar com ação contra o processo de licenciamento se forem constatadas as imprecisões apontadas.

“O Ministério Público pode entrar com uma Ação Civil Pública, tendo em vista imprecisões no EIA e também quanto à questão do licenciamento prévio, que ainda não saiu e que nós vamos exigir que esteja de acordo com a legislação e que traga todos os pormenores e estudos relacionados tanto à questão ambiental quanto à social”, alertou o procurador geral da República em Altamira, Rodrigo Timóteo.
Amanhã (2/12), o grupo xinguano participa de Audiência Pública com a Comissão de Direitos Humanos do Senado, às 9h.

Fonte: Gadelha Neto, Ass. Com. WWF-Brasil, 61 8175-4038


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br