Antes das próximas chuvas
Autor(es): Agência O Globo/ Lair Krähenbühl
O Globo - 01/05/2010
Uma das conclusões do último Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano,
As cartas geotécnicas podem fornecer ao poder público uma visão prévia de regiões que potencialmente sofrerão pressões. As cartas de risco são os instrumentos ideais para configurar o grau de perigo e delimitar as áreas onde deve ocorrer a transferência das famílias para que se evite tragédias como as que estão se repetindo no Brasil com frequência assustadora.
Ainda sob o impacto dos sinistros recentes provocados pelas chuvas no Rio, em Niterói e na Bahia em abril, em Angra dos Reis e na Ilha Grande no primeiro dia do ano e
A execução de programas desse tipo exige tempo e antes de tudo, planejamento, o que torna essencial a execução prévia das cartas geotécnicas e de risco. Requer, ainda, entre outras medidas, uma sinergia completa entre as Defesas Civis de Estados e Municípios, o congelamento inicial das áreas-alvo das ações, um intenso trabalho social, a atuação de grupos de mediação de conflitos e a implantação de plano de comunicação específico.
Em situações de risco é ainda vital que existam à disposição construções industrializadas para o alojamento provisório de famílias em retirada.
Esse modelo, talvez, possa ser replicado em outras regiões do Brasil. É necessário, no entanto, que se mobilize para uma ação preventiva e integrada, inclusive com a participação de organismos internacionais como o Banco Mundial (BID), por exemplo. O esforço poderia ensejar até mesmo a implantação de um Programa Nacional de Erradicação das Áreas de Risco.
Que as chuvas do próximo ano não soterrem uma vez mais o dever do Estado para com o cidadão, frágil diante da sociedade injusta e impotente diante da natureza.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br