Morro do Bumba, em Niterói, atingido por um deslizamento nas últimas chuvas (Foto: Vladimir Platonow. Agência Brasil)
O mapeamento das áreas de risco de deslizamentos de encostas do município do Rio de Janeiro vai demorar pelo menos três meses para ficar pronto, disse o prefeito Eduardo Paes. O trabalho começou a ser realizado pela empresa de Geotecnia Municipal (Geo Rio), depois das chuvas que mataram pelo menos 68 pessoas na cidade.
O objetivo do levantamento das áreas de risco é identificar os locais de deslizamento de encostas que coloquem em risco a vida dos moradores. Com o mapeamento, será possível saber os locais onde serão necessários realizar obras de contenção e remover as famílias.
Vários projetos habitacionais estão sendo executados para receber as pessoas removidas dessas regiões. Segundo Paes, elas serão realocadas, sempre que possível, em áreas próximas de suas antigas moradias.
“Nosso objetivo é salvar vidas. Salvar vidas significa tirar as pessoas de áreas de risco, mas fazer o reassentamento com dignidade, como estamos fazendo, com empreendimentos habitacionais e sem jogar as pessoas ‘onde o vento faz a curva’. Queremos colocá-las o máximo possível perto de suas casas, em áreas infraestruturadas”, disse.
Na semana passada, a prefeitura carioca anunciou que, mesmo antes do levantamento da Geo Rio, pelo menos 3.700 famílias seriam retiradas de áreas de risco, em caráter emergencial, e receberiam o aluguel social até que possam ser definitivamente reassentadas em outros locais. (Fonte: Vitor Abdala/ Agência Brasil)/Ambiente Brasil
Rio remove moradores de áreas de risco e prefeito promete 3,7 mil casas
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br