O Projeto "Pedra de Ferro" da empresa de capital asiático BAMIN pretende transformar a Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada (litoral sul da Bahia) num grande polo exportador de minério de ferro para a China. Aqui você acompanha a história do fim gradual deste santuário. Ou não. Foto: Leonardo DantasA região da Ponta da Tulha/Lagoa Encantada, uma das mais ricas reservas biológicas do que restou da Mata Atlântica, fica ao norte de Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Ela está sendo diretamente ameaçada pela construção de um pesado complexo de exportação de minério de ferro no projeto Porto Sul.
Esse projeto beneficia uma única empresa, a Bahia Mineração (Bamin, de capital 100% asiático) e vai atender a um único mercado, o chinês. Ajude a defender esta jóia de preservação, beleza e diversidade, protegido por diversas leis: DIVULGUE ESTE BLOG.
Leandra Gonçalves é a diretora da Campanha de Oceanos da Greenpeace Brasil. Ultimamente ela tem se dedicado bastante ao caso do Porto Sul - que poderá desequilibrar para sempre o frágil equilíbrio ecológico da costa sul da Bahia.
Quais as consequências da instalação do Porto Sul pra a Costa Sul da Bahia?
As consequências que virão junto com a construção do Porto Sul são imensas e a maioria delas irreversíveis. Do ponto de vista social, teremos favelização, prostituição e uma construção urbana totalmente desordenada a fim de construir moradias, onde não se tem espaço, para toda a mão de obra que virá para ajudar na implementação e construção desse grande complexo portuário.Mas, do ponto de vista ambiental, será devastador. Um grande impacto em cima da área de recifes de corais, onde se pretende construir uma ponte e um quebra-mar.
Qual a ação da Greenpeace nesse projeto?
O Greenpeace vem acompanhando todos os passos que o governo, empreiteiras e empresas interessadas têm tomado em relação à construção do complexo Porto Sul. Participamos da audiência pública nos manifestando contrários à obra.
Como foi a pressão que você sofreu naquela audiência?
Foi triste ver na audiência uma população mobilizada a favor do Porto. Mas, mais triste ainda for perceber que essa população mal sabia os impactos que a obra ia trazer e que estavam ali cativados pela promessa de um maior desenvolvimento para a região. Atraídos e iludidos por promesses de geração de emprego e renda, mas que na verdade não correspondem à realidade.
CLIQUE AQUI PARA LER A ENTREVISTA COMPLETAVisite o Blog do "SOS LAGOA ENCANTADA" e saiba mais!
O blog SOS Rios do Brasil está apoiando a população da Ponta da Tulha/Lagoa Encantada, ao norte de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahía em sua luta pela preservação de sua maravilhosa natureza.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASILDivulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Professor Jarmuth, quero ajudar. Comunique por favor com as lideranças do movimento de resistência de que o Dr. Negociação Tv abre microfones e câmeras para repercutir tanto a ação odiosa quanto a resistência eco-cidadã!
ResponderExcluir