Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2012

AS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL DEPENDEM DA EXPANSÃO DAS HIDRELÉTRICAS


Falta de reservatório pode limitar energia renovável, diz Aneel

A ausência de novas usinas hidrelétricas com reservatórios de armazenamento no sistema elétrico poderá limitar a expansão de outras novas fontes de energia renováveis, na medida em que cria necessidade de operação de usinas termelétricas na base, disse o diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, nesta quarta-feira.


"Não tem solar e eólica puras se não tiver reservatório hídrico", disse Hubner durante evento da Business News Americas, em São Paulo. Ele lembrou que os reservatórios das hidrelétricas são como "baterias" que dão segurança ao sistema.


Em outros países sem capacidade de geração hidrelétrica, as usinas térmicas têm o papel de gerar energia quando não há vento ou sol para geração de renováveis, explicou Hubner.


O diretor da Aneel acrescentou que a capacidade de armazenamento da região Nordeste estará reduzida a um terço da atual, e a capacidade da região Sudeste tende a cair pela metade até 2020 diante da entrada de poucas hidrelétricas e sem reservatórios de armazenamento.


Atualmente, as grandes hidrelétricas licitadas são no modelo a fio d'água --sem capacidade de armazenamento.


As grandes hidrelétricas têm ainda enfrentado dificuldade na obtenção de licenças ambientais diante do impacto que ocasionam.


Assim, nos leilões de energia nova A-5, originalmente pensados para viabilizar hidrelétricas, atualmente tem dado espaço a entrada de outras fontes, como a eólica.


"O modelo nosso foi desenhado para estas usinas hidrelétricas estarem na base. É um desvio de conduta o que estamos vendo no nosso modelo", disse Hubner sobre a grande viabilização de usinas eólicas nos leilões A-5.


O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, por outro lado, disse durante o mesmo evento que não acredita que serão construídas hidrelétricas com reservatórios no futuro.


"Serão muito poucas. Acho que a gente tem que tentar se acostumar que as usinas com reservatório são poucas que virão", disse.


PCH


Hubner defendeu a viabilização das PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) nos leilões. Atualmente essas usinas não têm sido competitivas em leilões com outras fontes de energia, diante da prática de um preço maior.


Hubner explicou, no entanto, que no longo prazo a PCH pode ser até mais barata.


"A eólica, você vai contratar por 20 anos, dificilmente vai durar mais do que isso", disse Hubner ao acrescentar que já as PCHs podem durar por até 100 anos, e uma vez que o investimento no empreendimento é amortizado, o preço da energia tende a cair.


"Quando você olha no longo prazo, o preço dela é muito menor", disse o diretor.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br