Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2012

NÍVEL DOS MARES FORAM ELEVADOS PELO USO EXCESSIVO DE ÁGUA



Foram bombeados 204 km3 do solo em 2000

As vastas quantidades de água bombeadas do solo para irrigação, para beber e usos industriais vão cada vez mais contribuir com a elevação do nível do mar nas próximas décadas, de acordo com um novo estudo.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, os humanos tiraram 204 quilômetros cúbicos de água do solo em 2000, grande parte da qual evaporou na atmosfera antes de finalmente entrar em rios, canais e, eventualmente, nos oceanos.
Enquanto em décadas anteriores o aumento no nível do mar criado pela extração de água do solo foi cancelado pela construção de represas, isto mudou a partir dos anos 1990, com maior remoção de água e a construção de menos represas.
Em 2000, a remoção resultou em um aumento do nível do mar de cerca de 0.57 milímetro por ano – comparado a cerca de 0.035 milímetro em 1990. De acordo com o estudo, publicado na Geophysical Research Letters, em 2050 o bombeamento de água pode causar uma elevação anual de 0.8 milímetro.
“Além do gelo em terra, a extração excessiva de água do solo está se tornando rapidamente a maior contribuição terrestre para a elevação dos mares,” disse Yoshihide Wada, pesquisador de Utrecht e líder do estudo, segundo o e360, da Universidade Yale.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br