Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2012

GARRAFA PET QUE POLUI E ENTOPE RIOS AGORA VIROU MODA NA MALVEE (SC)


A empresa de Jaraguá do Sul pesquisa constantemente tecnologias disponíveis e em desenvolvimento para reaproveitar materiais descartados e reciclados em seu processo produtivo.
Um dos maiores problemas encontrados hoje no país é o descarte de garrafas PET. 

Estima-se que seis bilhões delas são produzidos por ano. Uma garrafa PET leva entre 300 e 400 anos para se decompor na natureza. Entretanto, é possível transformá-las em fibras de poliéster que podem ser utilizadas pela indústria têxtil.
As roupas com PET produzidas pela Malwee são fabricadas a partir de duas composições: uma 90% algodão e 10% poliéster PET, que é a chamada meia malha, usada na criação de diversas coleções o ano inteiro, e a outra na composição 50% algodão e 50% poliéster PET, utilizada na linha de produção de moletons para a coleção inverno 2011 da Malwee. 

A empresa retirou da natureza em 2011 cerca de dois milhões de unidades de garrafas PET. Para 2012, a meta é utilizar fios que consumam três milhões de garrafas em suas coleções.
Foto: Cilc RBS / Divulgação
Foto: Cilc RBS / Divulgação
 O empresário Guilherme Weege
assumiu a presidência do grupo Malwee,
substituindo ao pai, Wandér Weege, que
passou para o Conselho de Administração

Com a conquista a Malwee receberá seu quinto Troféu Onda Verde, destacando-se entre as maiores vencedoras da premiação. Sua fábrica, nas proximidades do Parque Malwee, uma das mais importantes reservas naturais de Santa Catarina, que já foi sede do evento de entrega do Prêmio Expressão em duas ocasiões, costuma ser pioneira em inovações ambientais.

E o DNA ecológico faz parte da família. Se o presidente anterior Wandér Weege faz parte da galeria de personalidades ambientais do Prêmio Expressão, com este case das garrafas PET a Malwee conquista seu primeiro prêmio sob a presidência de seu filho, Guilherme Weege.

Foto: Divulgação
 O Complexo Dígitro conquistou o
19º Prêmio Expressão de Ecologia na
categoria Construção Sustentável
Edifício Verde – O prédio que é a sede da catarinense Dígitro, empresa de Inteligência, TI e Telecom, conquistou o Prêmio Expressão na categoria Construção Sustentável.

As modernas instalações, localizadas na parte continental de Florianópolis, tiveram seu projeto baseado no conceito green building(edifício verde), buscando a preservação ambiental e o aproveitamento máximo de recursos naturais, como o calor e a luz solar e a água da chuva, entre outros, o que significa a redução do consumo de energia.

Entre as principais características da edificação estão os  vidros especiais, chamados insulados, que permitem a penetração de luz natural em todos os ambientes (menor necessidade de luz artificial), bloqueando em 70% a entrada de calor, diminuindo o uso de ar-condicionado, ao mesmo tempo em que reduzem em mais de 70% o ruído externo. No topo, uma estrutura de células fotovoltaicas está sendo montada em etapas, para que até 2014 a luz interna utilizada em todos os ambientes, durante o dia, seja suportada pela energia advinda dessa fonte.

Também existem sistemas de aquecimento solar, circuitos hidráulicos distintos – um de água tratada, para uso em torneiras e chuveiros, e outro independente, para uso específico na descarga dos vasos sanitários, que utiliza água coletada da chuva (capacidade de armazenamento de 60 mil litros), brises (espécie de quebra-sol predial), prisma central que permite a entrada de luz solar nos vários andares, sistema moderno de tratamento de efluentes, ampla estrutura para portadores de necessidades especiais, programas de saúde, com incentivo à utilização de bicicleta e programas de reciclagem que envolvem não somente os colaboradores mas também a comunidade residente no entorno da empresa, entre outros.
Foto: Divulgação
 Geraldo Faraco, presidente da Dígitro
“Apostar na sustentabilidade é um desafio estritamente necessário para o futuro da Dígitro, dos nossos colaboradores, da comunidade onde estamos inseridos e do planeta. 

Em cada decisão que tomamos levamos em conta os aspectos econômicos, ambientais e sociais envolvidos. Buscamos reduzir continuamente o impacto sobre o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento da comunidade. 

O Prêmio Expressão de Ecologia certifica que esse nosso compromisso é reconhecido, e comprova que estamos no caminho certo. Hoje, mais importante do que fazer a sua parte, é motivar outras pessoas a fazerem a parte delas também. Por isso, investimos em ações orientadas para a educação socioambiental dos nossos colaboradores e da comunidade que nos cerca”, afirma Geraldo Faraco, presidente da Dígitro.

VEJA TAMBÉM:


DIVULGAÇÃO GRACIOSA DO SOSRIOSBR, PARA DESTACAR E VALORIZAR OS EMPRESÁRIOS QUE AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE ATITUDES PRÓ-ATIVAS.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br