Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2012

ESPECIALISTA DOS USA SUGERE MÉTODO BARATO E EFICIENTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DE SUA ÁGUA



Luz do sol e suco de lima para sistemas simplificados
http://www.aguaonline.com.br/interface/imagens/blank.gif
Está procurando por um método barato e eficiente para melhorar a qualidade de sua água?

De acordo com uma equipe de pesquisadores das escolas de Medicina e de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg a luz do sol e um suco de lima pode ser o truque. As pesquisas revelaram que acrescentando suco de lima à água que está tratada com o método de desinfecção solar são removidas bactérias como a Escherichia coli (E. coli) significativamente mais rápido do que a desinfecção solar sozinha. Os resultados estão publicados na edição de abril de 2012 doAmerican Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

“Para muitos países o acesso à água segura ainda permanece sendo um grande desafio. Estudos já realizados estimam que globalmente pelo menos 50% dos leitos de hospitais são ocupados por pessoas acometidas de doenças relacionadas com a água,” disse Kellogg Schwab, PhD, MS, autor do estudo, diretor do Programa Global de Água da Universidade Johns Hopkins e professor no Departamento de Meio Ambiente e Ciências da Saúde da Escola Bloomberg.

“Os resultados preliminares destes estudos mostram que a combinação da desinfecção solar com cítrico pode ser efetiva na grande redução dos níveis de E. coli em apenas 30 minutos, um tempo de tratamento semelhante a ferver a água ou outros métodos caseiros de tratamento. A adição de 30 mililitros de suco para cada 2 litros de água é suficiente e não acrescenta nem gosto e nem custo tão exorbitante".

Em regiões de baixos ingressos, a desinfecção solar da água é um dos muitos tratamentos caseiros para reduzir a incidência das diarreias. Um método de desinfecção solar recomendado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é conhecido como SODIS (Solar water Disinfection). Este método requer encher 1 ou 2 garrafas PET com água e expor à luz solar por pelo menos 6 horas. Com tempo encoberto, uma exposição de 48 horas é necessária para obter uma desinfecção adequada.

“Muitas culturas já adotavam a adição de sucos, talvez indicando que se tornaria mais acessível para usuários do SODIS do que outros aditivos como TiO2 [titanium dioxide] ou H²O²[hydrogen peroxide],” sugere o autor do estudo.

Entretanto, eles são cautelosos, “pesquisas adicionais devem ser feitas para avaliar o uso de limão porque a lima da Pérsia é difícil de ser encontrada em algumas regiões”.

Fonte: Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

 REVISTA DIGITAL "ÁGUAONLINE" - Jornalista Cecy Oliveira

ALGUÉM CONHECE ALGUMA EXPERIÊNCIA QUE USA "SUCO DE LIMÃO" PARA MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA? 



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br