Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2012

VAMOS FAZER CURSOS NA UNIVERSIDADE DE HARVARD E MIT, GRATUITAMENTE ?


Universidade de Harvard e MIT oferecem cursos online gratuitos com certificação


Duas das mais importantes universidades do mundo acabam de criar uma plataforma online para oferecer cursos livres gratuitos à milhares de alunos em todo o mundo.  A plataforma, chamada de edX, tem a função de difundir conhecimento qualificado mundialmente, através de cursos disponíveis a partir de setembro.
Durante a recente coletiva de imprensa de anúncio da edX, o presidente de Harvard, Drew Faust, explicou que além de tornar o conhecimento mais acessível, também poderão entender mais sobre o processo de aprendizagem. “Dois dos meus compromissos mais importantes como presidente de Harvard têm sido aumentar o acesso à educação e fortalecer o ensino-aprendizado e a edX vai nos permitir avançar nesses dois propósitos de formas inimagináveis”, relata.
A presidente do MIT, Susan Hockfield, afirmou que a educação online não deveria ser encarada como inimiga da educação tradicional e sim como “aliada inspiradora e libertadora.” A intenção das universidades é que novas instituições façam parte do projeto, por isso a edX foi construída em um software livre, para possibilitar que outros pesquisadores e desenvolvedores acrescentem suas sugestões.
A parceria conta com toda a tecnologia que o MIT já vinha desenvolvendo com o MITx – plataforma semelhante lançada no fim do ano passado, que reuniu mais de 120 mil inscritos no único curso que ofereceu.
Dentre as funcionalidades da nova plataforma, destacam-se: grupos de discussão, laboratórios on-line, aprendizado de forma colaborativa baseado nos formatos “wiki” – como da Wikipedia, por exemplo – e avaliação da aprendizagem na medida em que o aluno progride no curso. Os estudantes que cumprirem os requisitos ao longo do curso receberão um certificado de conclusão, porém este certificado não servirá como créditos cumpridos em Harvard ou no MIT.
Aproveitamos a oportunidade para informar que o Portal Universia e o MIT oferecem acesso gratuito (clique aqui) à seleção de materiais dos cursos do MIT, traduzidos para o português. Fonte: Informativo da Editora Oficina de Textos 
SUGESTÃO:
Dentre um enorme leque de opções que é oferecido, particularmente me chamou a atenção o Curso "Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias" (MIT) e estou pretendendo me inscrever nele.


"Os interesses do departamento incluem a terra, seus fluidos e seus diversos vizinhos no sistema solar. Procuramos compreender os processos fundamentais que definem a origem, a evolução e os estados atuais desses sistemas e aplicar esse conhecimento para predizer o futuro. O escopo de nossa pesquisa e ensino é imenso, abrangendo desde as profundezas inacessíveis do interior da terra até a órbita de Plutão e mais além. Os objetos e sistemas que estudamos são tangíveis ou visíveis para o público em geral e, a exemplo do clima e dos recursos naturais, algumas vezes são essenciais para os objetivos da sociedade.
Os fenômenos que investigamos costumam ser extremamente complexos, envolvendo um grande leque de disciplinas científicas: geologia, geofísica, geoquímica, geobiologia, oceanografia física e química, meteorologia, química atmosférica e ciência planetária. 
Para obter mais informações, visite o site http://web.mit.edu/eaps/"

Prof. Jarmuth Andrade



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br