Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2012

PANTANAL SECO NA REGIÃO DO RIO NEGRO


                       lagoas secas e gado com sede no pantanal brasileiro -


Chuvas no Pantanal não garantem reservas no período de inverno

Esse ano choveu pouco durante o verão e praticamente não teve cheia na região do Rio Negro.


O inverno deste ano promete ser difícil para os brasileiros da região do Pantanal, no Centro-Oeste. A temporada de chuva de 2012 não garantiu reservas para o período de estiagem.
A beleza pantaneira esconde um drama: lagoas secas e gado amontoado em volta dos açudes.
“Ano passado a gente teve uma das maiores cheias que se tem registro. E esse ano a perspectiva de seca é calamitosa”, diz um homem.
Esse ano choveu pouco durante o verão e praticamente não teve cheia na região do Rio Negro. As praias e bancos de areia já aparecem no meio do Rio Negro em pleno período de cheia. No ano passado, na mesma época, a imagem era de uma ponte da Barra Mansa submersa. O gado vagava sem rumo na imensidão inundada. Foi quando acompanhamos os fazendeiros resgatando os animais ilhados. Eles ainda somam o prejuízo: 1,3 mil animais perdidos.
“Bezerro mesmo, 900 não sabe pra onde foi”, conta produtor rural Daniel Rondon.
Se no ano passado a cheia tirou o sono dos pantaneiros, esse ano o problema é a falta de água. Os peões levam 225 cabeças pelas estradas para outra fazenda em busca de capim. O pasto também está secando. As nuvens carregadas no céu anunciam uma chuva que não vem. Em uma propriedade não chove forte há três meses. Um reservatório foi construído há 51 anos e é a primeira vez que fica praticamente seco.
Ainda tem todo o inverno seco pela frente, quando normalmente não chove no Pantanal. Os nove açudes da fazenda estão só com barro, e a água do poço não dura duas semanas.
Onde o gado pasta é uma vazante, lugar que acumula água. Para não ter muito prejuízo, seu João vai vender bezerros e bombear água de outros poços da propriedade, porque a estiagem no Pantanal sempre vai até setembro.
“Há 40 anos que vivo aqui. Nunca vi um mês seco como está hoje”, comenta.  JN - Globo.com
VEJA O VÍDEO
E PODE FICAR MUITO PIOR, COM O "CÓDIGO FLORESTAL" APROVADO PELOS PARLAMENTARES QUE ELEGEMOS, OS PIORES DE TODA A REPÚBLICA!
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br