Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2012

VAMOS ECONOMIZAR,APROVEITANDO AS ÁGUAS DE CHUVA?


RECURSO VALIOSO E GRATUÍTO QUE CAI DO CÉU
ABASTEÇA SUA CASA, EMPRESA OU LAZER COM ÁGUA DE CHUVA


Aproveitamento de chuva com menor uso de energia


Foto: Sistema de filtragem.

Elisio Couto de Abreu.

Tendo em vista solucionar problemas cabíveis aos conhecimentos da Engenharia Ambiental e Sanitária, podem-se desenvolver técnicas eficientes sem alterar a estrutura das cidades. Este projeto consiste em captar águas de chuvas provenientes das calhas das residências através de sistemas de tubulações e conexões de PVC, reservatório específico para água pluvial, válvulas, pedra britada n° 01 e adesivos de identificação. 


As calhas são colocadas nas extremidades inferiores de dois telhados da residência, constituído em telha cerâmica com inclinação de 30%. A água que escoa dos telhados, em direção ao sistema de calhas (modelo de calha embutida), é coletada na extremidade da calha por um joelho de PVC 90 graus de 75 mm com redução para um tubo de PCV de 50 mm que abastece o sistema.

Através de um sistema físico de filtragem, após ser coletada das calhas pelos tubos de PVC, a água passa pelo processo de remoção de resíduos grosseiros como folhas, penas, dentre outros, apenas por gravidade. Para este processo foi instalado um joelho de 90 graus de inclinação que direciona o fluxo da água de forma descendente a 100 cm onde foi instalado outro joelho de 90 graus com uma redução de 50 para 75 mm, acoplado em um tubo de PVC de 75 mm com comprimento de 60 cm no sentido horizontal, neste local é colocado o elemento filtrante: a brita. Em seguida é instalada mais uma redução de 75 para 50 mm com um joelho de 50 mm de 90 graus que, direciona a água de forma ascendente para uma altura de 90 cm. Em sua extremidade foi instalado outro joelho direcionando a água já filtrada para o reservatório.

Este filtro é composto por tudo de PVC, com conexões e anéis de vedação, que dispensa o uso de cola, facilitando o processo de desmontagem do filtro para lavagem.

O volume disponível no reservatório é abastecido praticamente em todos os dias do período de chuva. Por estar localizado sobre a laje de um banheiro mais baixo que o local de coleta, o abastecimento ocorre por gravidade. Para época de estiagem o sistema possui uma linha de abastecimento de água potável ligada diretamente na parte inferior interna do reservatório com uma válvula de retenção que impede a contaminação cruzada e garante um abastecimento mínimo de ¼ do volume do reservatório deixando um espaço de ¾ vago para ser ocupado no início das chuvas. Sendo assim, somente quando o reservatório atingir nível inferior a ¼ da sua capacidade o sistema será alimentado com água potável. Observação: A residência possui também um reservatório exclusivo para abastecimento de água potável.

O volume excessivo após o enchimento do reservatório da água de chuva é lançado por um tubo de 50 mm na rede de galerias de águas pluviais, na via pública. Isto garante o funcionamento do sistema sem que haja interferência do usuário, ou seja, circuito fechado. Complementando ainda sobre cuidados com o reservatório, este deve possuir fechamento com tampa própria impedindo a incidência de luz solar, garantindo um ambiente saudável sem proliferação de mosquitos transmissores de doenças e outros tipos de contaminação para a água.


Elisio Couto de Abreu é graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UNIPAC Campus Bom Despacho.


FONTE:  REVISTA DIGITAL ÁGUA ONLINE - RS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br