Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de dezembro de 2012

CAMPANHA SOSRIOSBR "ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA"

Foto da capa

Doenças de Praia
As praias não são tão limpas como nós gostaríamos que fossem. A água do oceano contaminada com esgotos, escoamento da água de tempestade e óleo transporta bactérias, parasitas e vírus, que podem causar uma variedade de doenças, de infecções cutâneas a infecções de ouvido e erupções na pele a problemas respiratórios.

Com o verão decidimos explorar a gama de possíveis doenças que podem ser contraídas nas praias devido à contaminação ambiental.

Doenças de água recreativas, como de piscinas, oceano, lago ou baia podem ser adquiridas por nadar em águas poluídas, ingestão de água contaminada e inalação de névoa infectada.

Algumas infecções surpreendentes das praias:

Bactérias Entéricas:

Bactérias entéricas têm infiltrado a água. Transportados pelo escoamento de água e esgoto de tempestade, as praias são contaminadas com poluição fecal, conhecida como enterococos. As bactérias contaminam o trato intestinal de seres humanos e animais. Enterococos também podem causar meningite e infecções do trato urinário.

Doenças relacionadas de derramamento de óleo:

Contato humano com óleo pode causar uma série de questões de saúde. Dermatite e outras infecções de pele podem ser contraídas seguinte contacto dérmico com óleo ou dispersantes. Ventos podem estar contaminados com produtos químicos ou compostos, que muitas vezes são inalados. Outros sintomas incluem dor no peito, tontura, vômitos e dores de cabeça.

Otite Externa:

Otite externa é uma infecção do canal auditivo externo que muitas vezes é contraído durante o Verão em ambientes úmidos. As feridas infectadas são incapazes de secar e curar devido a um acúmulo de umidade perpétua. Isso perturba a capacidade da pele para servir como uma barreira. Doença comum em crianças que pode ser contraída na água do mar, piscinas e lagos. A infecção pode se desenvolver ainda mais se a pele forma micro abrasões, que hospeda bactérias do Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria encontrada naturalmente no ambiente.

Não se esqueça, enxugue bem os ouvidos após tomar banho com a toalha enrolada na ponta do dedo e evite o uso de cotonetes.
Gastroenterite:
Doenças gastrointestinais é uma infecção comum originada na praia. Doenças gastrointestinais causam diarréia, que poderá ser infectada por criptosporidíase, giárdia, shigella, escherichia coli e norovirus.

Conjuntivite:

A conjuntivite bacteriana é a inflamação daquela pele transparente que recobre os olhos, chamada de conjuntiva. Uma infecção de olho comum que pode ser contratada facilmente em águas poluídas. A água do oceano, junto com a água da piscina, irrita os olhos, fazendo com que as pessoas a tocar a área afetada, espalhem a infecção. Muitas vezes as pessoas usam lentes de contato na praia, que abriga as bactérias.

Insolação

A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência. Ocorre também desidratação e o individuo apresenta queimaduras que no início se manifestam por pele vermelha e ardida e quando em estágios mais avançados e graves, leva a formação de bolhas na pele.

Ao primeiro sinal de insolação, é aconselhado que a pessoa procure a sombra além de se hidratar de forma adequada. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, é necessário procurar o atendimento médico.

Câncer de pele

Doença provocada pela exposição excessiva ao sol. Apresenta manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, formato e cor; feridas que não cicatrizam em até quatro semanas e mudança na textura ou cor da
pele.

Bicho geográfico:

Parasita que vive no intestino de cães e gatos, que é depositado no solo pelas fezes. A larva penetra e se abriga embaixo da pele, formando um caminho similar a um mapa causando coceira.

As pessoas devem evitar tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão), e não devem fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois a três litros de água por dia, e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas. Não se esqueça de usar calçado ou chinelo na areia, proteção adequada, como filtro solar e chapéu e evite levar animais à praia.

Boas Férias!

Fonte: Editoria HelpSaúde.
 
SEJA RESPONSÁVEL! ANTES DE PROGRAMAR AS FÉRIAS DO VERÃO 2012/2013 PARA SUA FAMÍLIA, PROCURE SABER DAS CONDIÇÕES DAS ÁGUAS DO MAR E DOS RIOS, DAS PRAIAS E CIDADES DE VERANEIO. Clique Aqui e verifique a qualidade das praias que pretende visitar, sem problemas graves de saúde! ALERTA SOSRIOSBR
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br