Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de dezembro de 2012

NO RIO TOCANTINS ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES ESTÃO SENDO MONITORADAS


Rio Tocantins está  2,5 m acima do esperado para a época do ano

Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Ifma monitoram áreas de risco.
Risco de enchente no início de 2013 é confirmado pelo monitoramento

Do G1 MA , com 
informações da TV Mirante

Com o início do período chuvoso, o nível do Rio Tocantins começa a subir. Já aumentou dois metros e meio acima do esperado para esta época do ano. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Ifma de Imperatriz estão monitorando as áreas de risco próximas ao rio para alertar os ribeirinhos sobre a possibilidade de enchentes, e as áreas que poderão ser atingidas. O risco de uma enchente no início de 2013 é confirmado pelo monitoramento.
A última enchente do Rio Tocantins foi em janeiro deste ano, quando o nível das águas ficou sete metros acima do normal. Para prevenir a população que vive nas proximidades, um mapeamento está sendo feito nas principais áreas de risco.
“Através de nossa medição nós podemos prever os locais onde irão ser atingidos pela cheia, devido à grande concentração pluviométrica na bacia do rio”, afirmou o sargento Miranda, do Corpo de Bombeiros.
Para mapear os principais bairros, como Vila Leandra, Caema I e II e o curtume, o Corpo de Bombeiros conta com a parceira do Ifma. No trabalho são usados os instrumentos como GPS, mira falante e o nível, que fazem a medição da altitude do rio em relação ao terreno que pode ser atingido pelas águas.
Fonte: G1 - Maranhão - 19/12/2012 - Globo.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br