Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de dezembro de 2012

NA RESERVA DA BARRA DA TIJUCA, LAGOA DE MARAPENDI ENFRENTA MORTANDADE DE PEIXES, POR POLUIÇÃO













Lagoa de Marapendi sofre com poluição e mortandade de peixes, mas Inea descarta relação

Felippe Franco | Rio+ | 13/12/2012 
A Lagoa de Marapendi, tradicional reserva localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, sofre há tempos com a poluição, apesar de ainda ser berço de espécies nativas como peixes, crustáceos, garças e até jacarés. O despejo irregular de esgoto, no entanto, já se torna uma ameaça à fauna da região.
De acordo com o jornalista Alexandre Tortoriello, que denunciou o problema ao SRZD, a galeria de águas pluviais voltou a jorrar dejetos há cerca de dois meses.
Moradores da Associação Bosque de Marapendi (ABM), nas margens da Lagoa, precisam passar pelo canal com frequência, tornando a situação ainda mais desagradável. O marinheiro Adilson Nascimento, que faz a travessia diariamente, reclama do cheiro. "Está com um odor muito forte. Quando chove, fica pior ainda, um cheiro insuportável", protestou.
O despejo nos fundos da Rua Martinho de Mesquita, que faz esquina com a praia na altura do Hotel Windsor, foi registrado por Tortoriello. Assista:
A poucos metros da saída do esgoto, crustáceos convivem com a água poluída e, perto dali, com peixes mortos boiando sobre a água.
Procurada pelo SRZD, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não se pronunciou sobre o caso. Já Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em nota, afirmou que realizou vistoria e coleta de amostras nesta semana e constatou que a morte dos animais aconteceu devido à alta temperatuda da água.
"As inversões térmicas abruptas ocasionaram baixa no nível de oxigênio na lagoa que, conforme resultado da análise laboratorial de amostras de água variava de 0.8mg/l a 1,4mg/l, o que, consequentemente, causou a morte de peixes menores e menos resistentes", comunicou o Inea.
Outras análises de laboratório serão realizadas para detectar possíveis lançamentos de esgoto na Lagoa de Marapendi. Ainda de acordo com o instituto, já está sendo desenvolvido um projeto de dragagem e recuperação ambiental do Sistema Lagunar de Jacarepaguá. A previsão é que as intervenções comecem já no primeiro semestre do ano que vem.
(*) Foto do biólogo Mario Moscatelli, que também alertou a reportagem sobre o problema. Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br