Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2012

PEIXES MORTOS NA LAGOA DE MESSEJANA, NO CEARÁ


No fim de semana, peixes aparaceram mortos às margens da Lagoa de Messejana. Poluição pode ser causa do problema

O espelho d’água, tombado pelo Município desde o fim da década de 1980, deveria ser preservado. Mas basta um rápido passeio pela Lagoa de Messejana para perceber que a poluição já tomou conta do espaço. Em alguns trechos, o lixo cobre as margens. Em outros, o mau cheiro afasta quem passa. No último fim de semana, peixes apareceram mortos em uma das margens da lagoa. Segundo o caseiro José Francisco Moreira, 42, que identificou o problema no sábado, os animais surgiram mortos junto com algo que ele descreve como “gordura podre”.
POLUIÇÃO 27/12/2012

Peixes aparecem mortos às margens da Lagoa de Messejana

A Lagoa de Messejana, que deveria ter o espelho d'água protegido, sofre com a poluição. No fim de semana, peixes apareceram mortos. Problema pode ter sido ocasionado por esgoto clandestino somado à falta de chuva




















Ontem, cerca de 20 peixes que, segundo o caseiro, devem ser tilápias, ainda estavam lá. Os animais mortos se destacavam na areia, junto com uma espuma suja e amarelada. A área onde os peixes apareceram fica próximo ao antigo farol. “Não costuma ficar assim. Eu acho que limparam alguma fossa e despejaram o resto aqui. E os peixes morreram”. Para José Francisco, a lagoa deveria ser uma “maravilha, mas sofre com a devastação feita pelo próprio ser humano”.

O professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo de Oliveira Soares, também vice-coordenador do curso de Ciências Ambientais da UFC, acredita que os peixes podem ter morrido por causa do despejo de esgoto irregular somado à falta de chuva. “A lagoa está seca. Se entra algum tipo de esgoto clandestino, dá uma baixa no oxigênio, porque a água não está circulando como deveria”. Apesar de citar a possibilidade, o professor ressalta que é preciso fazer uma análise para se identificar a causa real do problema.

O POVO visitou outras margens da lagoa ontem, mas não encontrou mais peixes mortos. Pescador há cerca de dez anos, o vigia Antônio Paulo Sobrinho, 51, reforçou não ter encontrado o problema em outras áreas da lagoa. “Apesar de que tem muito lixo dentro da lagoa”. O professor Marcelo de Oliveira ressalta que, se for um trecho da lagoa mais recuado (menos aberto), a falta de circulação pode ser ainda maior e matar os peixes só naquela determinada área.

Titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Adalberto Alencar informou que uma equipe deve ser enviada ao local para identificar o problema. “Precisamos saber se é algo pontual ou se vai continuar para poder tomar as providências”. Se for identificado algum esgoto clandestino, o responsável pode ser autuado. Entre 2008 e 2009, a equipe de Controle Ambiental da Semam autuou uma série de estabelecimentos e residências por despejarem esgoto.

A Secretaria Executiva Regional (SER) VI informou, em nota, que uma equipe foi até a Lagoa de Messejana e não identificou peixes mortos. Mas que, junto com a Semam, vai fazer uma vistoria, “o mais rápido possível”, para identificar se há lançamentos clandestinos de esgoto na lagoa.
ENTENDA A NOTÍCIA
Cerca de 20 peixes apareceram mortos nas margens do espelho d’água da Lagoa de Messejana. A lagoa sofre com poluição constante das margens e das águas. Prefeitura diz que vai fazer visita para identificar possíveis esgotos clandestinos. 
Saiba mais
Riacho
Até hoje, há um riacho que leva esgoto para a Lagoa de Messejana. Segundo a Semam, por falta de esgotamento sanitário no entorno, muitas pessoas jogam o esgoto no riacho, que cai na lagoa. Por meio de nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) admitiu que a área ainda não está contemplada com rede de esgoto. 

“Para a região, a Companhia está realizando a contratação de empresa para a elaboração de projeto”, cita a nota.
 
A orientação, segundo a Cagece, é que os moradores devem providenciar soluções individuais para os dejetos, como fossas sépticas.
 
Limpeza
A Secretaria Executiva Regional (SER) VI informou que há serviço permanente de limpeza e manutenção da Lagoa de Messejana. 

Dessa vez, o trabalho iniciou no última dia 17 e deve ser concluído até o fim do mês.

ServiçoDenúncias sobre esgotos clandestinos ou morte de peixes em lagoas, podem ser feitas à ouvidoria da Semam: 
 (85) 3452 6923 ou no Fala Fortaleza:  0800 025 23 02.
Fonte: O POVO - http://www.opovo.com.br/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br