Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de dezembro de 2012

GENTE INTELIGENTE TRANSFORMA GARRAFAS PETs QUE POLUEM OS RIOS, EM ARTE NATALINA










Depois do incêndio, no mês de junho, que destruiu parte da decoração de rua, a organização do Natal Luz, de Gramado (RS) trouxe muitas surpresas para a atual edição. Mais de 500 mil garrafas pet foram doadas para que as peças fossem refeitas.


Moradores de Gramado produzem enfeites do Natal Luz

Evento ocorre até 13 de janeiro


Moradores de Gramado produzem enfeites do Natal Luz Jonas Ramos, especial /
Moradores contribuem para espetáculo acontecer.Foto: Jonas Ramos, especial



 Enfeites que decoram as ruas da cidade de Gramado durante o Natal Luz são confeccionados com garrafas pet pelos próprios moradores. 
Além de ser benéfico para o meio ambiente e proporcionar beleza à festa natalina, essa opção abre vagas de trabalho temporário com carteira assinada. As pets são arrecadadas por moradores e alunos das escolas municipais. Como incentivo para juntar garrafas, os alunos que mais arrecadam são premiados. O montante de pets arrecadadas neste ano alcança 400 mil. Desse total, mais de 250 mil vieram dos alunos das escolas municipais, 150 mil a mais do que em 2011.

Depois de recolhidas e separadas por cor e tamanho, os artesãos lavam, cortam, moldam, pintam e montam os enfeites. Sempre que possível, a decoração é reformada e reaproveitada no ano seguinte. Em 2012, o reaproveitamento ficou inviabilizado porque um pavilhão que guardava o material foi incendiado. 
Quem ensina as técnicas manuais aos funcionários novos é Loni Thiele, coordenadora do projeto há 11 anos. Segundo ela, mesmo após adquirir a prática e as manhas para manusear as garrafas, é preciso sempre ter cuidados para não se machucar, especialmente quem monta os lustres, cujos moldes pequenos e delicados são encaixados um a um.

_ Precisamos colocar fitas nas mãos para não machucar, mas bolhas e calos nas mãos são comuns _ revela.
Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br