Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de dezembro de 2012

IBAMA COMBATE PESCA ILEGAL NO DEFESO DA PIRACEMA EM AÇUDES FEDERAIS DA PARAÍBA















Ibama apreende 19 km de redes

durante defeso da piracema nos

açudes federais da Paraíba


João Pessoa (18/12/2012) - O Ibama na Paraíba realizou, durante a última semana, a Operação Piracema II, para combater a pesca predatória no período reprodutivo dos peixes, conhecido como piracema, nos açudes federais paraibanos. As ações de fiscalização resultaram na apreensão de 19.730 metros de redes caçoeiras, de uso proibido durante a piracema, bem como duas tarrafas.

A operação ocorreu nos açudes federais de Engenheiro Ávidos, Complexo Curema/Mãe D´água, Lagoa do Arroz e Condado. Foram feitas incursões em todo o perímetro das bacias hidráulicas dos açudes, onde foram realizadas as apreensões dos petrechos utilizados para a pesca predatória. As redes apreendidas foram incineradas.

O período de proibição da pesca continental, conforme a Instrução Normativa 210/2008, do Ibama, ocorre anualmente de 1º de dezembro até 28 de fevereiro. Durante o período é permitida apenas pesca com linha de mão ou vara, linha e anzol, ficando vedado o uso de outros petrechos para a captura de peixes nas bacias hidrográficas do estado da Paraíba na época da piracema.

Segundo o coordenador da operação, o analista ambiental Jaime Pereira, os pescadores profissionais que desrespeitam o período da piracema estão destruindo deliberadamente os recursos pesqueiros da região, que são sua fonte de renda, muito embora tenham o direito de receber o salário defeso durante a proibição da pesca.

“A situação dos recursos pesqueiros continentais na Paraíba é agravada pela forte seca que atingiu a região este ano, o que deveria ser mais um motivo para os pescadores respeitarem o período da piracema, para garantir que continue havendo pescado em quantidade suficiente para o seu sustento, bem como para garantir o equilíbrio ambiental nas bacias hidrográficas de nosso estado”, avalia Pereira.

Christian Dietrich
Ascom Ibama/PB

Foto: Fiscalização/IBAMA/PB





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br