Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2012

SOS PESCADORES QUE DEFENDEM A BAÍA DE GUANABARA - AHOMAR




Alexandre Anderson de Souza é pescador e presidente da Associação Homens e Mulheres do Mar -- AHOMAR. Ele e sua esposa, Daize Menezes de Souza, têm recebido ameaças constantes devido ao seu trabalho em defesa da pesca artesanal na Baía de Guanabara. 

A mobilização dos pescadores em defesa da Baía de Guanabara e da pesca artesanal resultou em ameaças constantes às lideranças e aos membros da AHOMAR. As ameaças estão relacionadas às denúncias apresentadas pelos pescadores sobre o impacto social e ambiental da instalação de um complexo petroquímico na região.

Já são quatro pescadores mortos. Em 22 de maio de 2009, o tesoureiro da AHOMAR, Paulo César dos Santos, foi espancado e assassinado com um tiro na cabeça diante de sua esposa e filhos. No ano seguinte, Márcio Amaro, membro fundador da associação, também foi morto a tiros em sua casa. Até hoje, nenhum desses dois casos foi solucionado.

Em 2012, mais dois pescadores foram mortos. Em junho, os corpos de Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra, pescadores e membros ativos da AHOMAR, foram encontrados na Baía de Guanabara. As investigações preliminares da divisão de homicídios da Polícia Civil indicam que ambos foram amarrados antes de serem afogados. 

Alexandre Anderson afirma ter sobrevivido a seis atentados contra a sua vida nos últimos três anos e tem recebido ameaças constantes.



Maratona de Cartas - Alexandre Anderson


Remada em defesa dos pescadores artesanais da Baía de Guanabara





Jornal Futura 10/12/2012 - Bloco 3


VEJA TAMBÉM:

Anistia Internacional faz campanha para pressionar por direitos humanos - Clique



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br