Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2012

POLUIÇÃO E CALOR SÃO RESPONSÁVEIS PELA MORTE DE CERCA DE 4T DE PEIXES NOS CANAIS E LAGOAS DO RJ


Lagoa amanheceu com mortandade de peixes (Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo)

Moscatelli: sem poluição, calor não teria matado peixes no Rio

Com degradação de seu habitat, os jacarés são cada vez mais frequente no Canal de Marapendi

Jornal do Brasil Caio LimaCaio 
"Além do aumento de temperatura, a poluição não pode ser descartada como motivo da morte em série dos animais", disse ao Jornal do Brasil o biólogo Mário Moscatelli, conhecido por defender a preservação na região da Reserva de Marapendi, na Zona Oeste da cidade. Moscatelli contraria a versão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), que apontou o calor como a causa da mortandade de cerca de quatro toneladas de peixes em canais e lagoas do Rio nos últimos dois dias. 
"Tanto na Lagoa Rodrigo de Freitas como no Canal de Marapendi, o detonador foi o calor, não há dúvida. Mas, por que o calor afetou de tal forma? Marapendi é uma latrina com esgoto entrando a noite toda, o que já reduz a níveis perigosos a concentração de oxigênio. Essas águas já estão num limite, o aumento de temperatura é o último empurrão para a morte desses animais", afirma o biólogo.
1 / 17
Outro efeito provocado pelo crescimento imobiliário da região associado ao aumento da poluição é a maior frequência com que os jacarés têm aparecido no Canal de Marapendi, cujo habitat natural está cada vez mais degradado. Os répteis, por sinal, vão fazer a festa com a mortandade dos peixes. Conforme explicou o biólogo, eles têm resistência suficiente para não serem intoxicados pelo pescado envenenado.
Segundo Moscatelli, se não houvesse poluição nas águas de canais e lagoas, provavelmente não teria ocorrido a mortandade apenas por causa do calor. De acordo com o ambientalista, falta mais "fiscalização sistemática" dos governos municipais e estaduais.
"Não falta tecnologia nem dinheiro, o que falta é vontade política. Se houver fiscalização permanente, que prenda quem polui as lagoas e canais da cidade, a situação se resolve. E a maioria desse esgoto vem de condomínios, que são mais fáceis de controlar, em comparação com o que vem de favelas", ressalta o biólogo.
Para ele, a única salvação da região da Reserva de Marapendi e da Baía de Guanabara é investir em saneamento: "Se isso não ocorrer em um prazo de três anos, esses dois ecossistemas estarão mortos em 2015", estima. 
* Do Programa de estágio do JB

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br