Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2012

CAXIAS DO SUL (RS) INAUGURA SEU "SISTEMA MARRECAS" DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA


Imagem da notícia








Solenidade ocorreu no sábado, 22 de 

dezembro, na barragem, em Vila Seca.


Assim que o prefeito José Ivo Sartori, a presidenta Dilma Rousseff, o governador Tarso Genro e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro descerraram a placa inaugural do Sistema Marrecas, estava inaugurado o novo sistema de abastecimento de água da cidade.
O Sistema é composto por barragem, Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB), 7,2 km de adutora de água bruta, Estação de Tratamento de Água (ETA), 19 km de adutora de água tratada e centro de reservação, este com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água para distribuição à cidade. O sistema vai beneficiar 250 mil pessoas pelos próximos 30 anos.
A barragem, construída em concreto compactado a rolo, tem 435 metros de comprimento e 60 metros de altura. O lago, em 215 hectares, terá 33 bilhões de litros de água represada. A vazão de abastecimento do sistema será de 900 litros por segundo, e os programas ambientais identificaram a manutenção de uma vazão hidrológica de 170 litros por segundo, o que garantirá a perenidade do arroio. 
Durante as obras, seguiu-se à risca as exigências e observações estabelecidas pelos órgãos ambientais, desenvolvendo 12 programas e 21 subprogramas de proteção da flora e da fauna. Para tanto, foram adquiridos 445 hectares em torno da área do lago, para áreas de proteção permanente (APPs).
A Estação de Tratamento de Água é modulada e terá capacidade inicial para tratar 1.000 litros de água por segundo, podendo ser ampliada em até 3.000 litros para receber os futuros mananciais Piaí, Sepultura e Mulada. Da ETA a água tratada irá, por gravidade, por meio da adutora de água tratada até o centro de reservação, que está localizado na entrada de Caxias.

A Prefeitura e o SAMAE investiram no Sistema Marrecas recursos na ordem de R$ 250 milhões, destes cerca de R$ 150 milhões provenientes de financiamentos do Governo Federal, via BNDES e Caixa Federal. O restante são recursos próprios.
De acordo com o prefeito José Ivo Sartori, era nosso dever, enquanto gestores, garantir esse bem tão essencial à vida e à saúde: água de qualidade para a população de Caxias do Sul – 2ª maior cidade do RS. “Tudo o que fizemos foi pensando nas pessoas, para que houvesse água para beber, para cozinhar, para lavar a roupa, para a higiene pessoal, para a tranquilidade e para a saúde da nossa população”.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ressaltou que se surpreendeu com o tamanho da obra. “A presença visual nos deu uma noção diferente da que tínhamos para transformar a frieza dos números na dimensão desse obra. Entregar essa obra na véspera de Natal representa um presente para a população de Caxias do Sul”. Aguinaldo homenageou todos os trabalhadores que construíram essa importante obra e cumprimentou a equipe do ministério por ter iniciado esse trabalho. “Por trás de uma intervenção como essa estão anos de dedicação e de trabalho, que proporcionará que a água de qualidade chegue às torneiras das nossas casas”. 

Em sua fala, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, parabenizou a presidenta Dilma Rousseff, o ministro Aguinaldo Ribeiro e o prefeito José Ivo Sartori pela inauguração da obra do Sistema Marrecas.
A presidenta Dilma Rousseff iniciou o discurso parabenizando os engenheiros e os técnicos que, com competência, se dedicaram para a construção do Sistema Marrecas. Dilma cumprimentou o prefeito José Ivo Sartori, destacou a parceria existente com o Município e com o Governo do Estado e assegurou ao prefeito eleito Alceu Barbosa Velho a manutenção da parceria. “A imagem da obra fala mais que os números. A monumentalidade mostra que o Brasil é capaz de fazer obras dessa envergadura. Isso aqui é um exemplo para o Brasil”.
Também estavam presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do deputado estadual e prefeito eleito Alceu Barbosa Velho, da deputada estadual e primeira-dama Maria Helena Sartori, do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, do secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe Neto, da secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, do diretor-presidente do SAMAE, Engº Marcus Vinicius Caberlon, secretários municipais, vereadores e demais autoridades presentes e representadas.

O músico Délcio Tavares recepcionou os convidados da solenidade. Também houve a apresentação da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e do Coro do SAMAE, interpretando a música Planeta Água, de Guilherme Arantes. 
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br