Carbono Brasil - 24/4/2009
Cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR) nos Estados Unidos descobriram que regiões populosas já sofrem com a queda do fluxo de água dos seus principais rios.
O estudo analisou 925 dos maiores rios do mundo entre 1948 e 2004, revelando que cerca de um terço deles estaria “perdendo água” nos últimos 50 anos. Essa redução se daria por inúmeros processos, incluindo mudanças na precipitação e evaporação causadas pelo aquecimento global.
“Como as mudanças climáticas parecem se intensificar nas próximas décadas, nós devemos ver impactos ainda maiores nos rios e nas populações que deles dependem”, afirmou um dos autores do estudo, Kevin Trenberth.
Rios como o Amarelo, na China, Ganges, na Índia, Niger, na África Ocidental, e o Colorado, nos EUA, estariam com um fluxo de água inferior ao que 50 anos atrás, em um processo que parece se deteriorar a cada ano.
“Água fresca é um recurso vital e a queda do acesso a ela é um grave problema. Com as populações crescendo cada vez mais, a diminuição do fluxo dos rios é um desafio imenso”, concluiu o principal autor do estudo Aiguo Daí.
O estudo será publicado no dia 15 de maio no American Meteorological Society"s Journal of Climate.
Fonte: NCAR (Envolverde/CarbonoBrasil)/Site Tratamento de Água
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
devia de ter uma lei que proibiçe apoluição
ResponderExcluirnos rios
eo castigo tem que ser bem rigido
devemos cuidar bem dos nossos rios,pois ele é o nosso ouro transparente......
ResponderExcluir