Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de abril de 2009

EVAPORAÇÃO CAUSADA PELO AQUECIMENTO GLOBAL PREJUDICA PRINCIPAIS RIOS DO MUNDO

Rio Amarelo, na China


Aquecimento global já prejudica recursos hídricos

Carbono Brasil - 24/4/2009

Cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR) nos Estados Unidos descobriram que regiões populosas já sofrem com a queda do fluxo de água dos seus principais rios.

O estudo analisou 925 dos maiores rios do mundo entre 1948 e 2004, revelando que cerca de um terço deles estaria “perdendo água” nos últimos 50 anos. Essa redução se daria por inúmeros processos, incluindo mudanças na precipitação e evaporação causadas pelo aquecimento global.

“Como as mudanças climáticas parecem se intensificar nas próximas décadas, nós devemos ver impactos ainda maiores nos rios e nas populações que deles dependem”, afirmou um dos autores do estudo, Kevin Trenberth.

Rios como o Amarelo, na China, Ganges, na Índia, Niger, na África Ocidental, e o Colorado, nos EUA, estariam com um fluxo de água inferior ao que 50 anos atrás, em um processo que parece se deteriorar a cada ano.

“Água fresca é um recurso vital e a queda do acesso a ela é um grave problema. Com as populações crescendo cada vez mais, a diminuição do fluxo dos rios é um desafio imenso”, concluiu o principal autor do estudo Aiguo Daí.

O estudo será publicado no dia 15 de maio no American Meteorological Society"s Journal of Climate.

Fonte: NCAR (Envolverde/CarbonoBrasil)/Site Tratamento de Água

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. devia de ter uma lei que proibiçe apoluição
    nos rios
    eo castigo tem que ser bem rigido

    ResponderExcluir
  2. devemos cuidar bem dos nossos rios,pois ele é o nosso ouro transparente......

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br