Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de abril de 2009

GARIMPO DE CASSITERITA PROVOCOU DEVASTAÇÃO NO VALE DO JAMARI (RO)

Google Earth mostra a devastação em Ariquemes (RO) nos últimos 30 anos - 14/04/2009

Local: Internacional - AC
Fonte: Terra Magazine
Link: http://terramagazine.terra.com.br


Altino Machado

Localizada no centro-norte de Rondônia, a 198 quilômetros de Porto Velho, Ariquemes possui atualmente 85,5 mil habitantes em 4,4 mil km². A tribo indígena que deu origem ao nome da cidade foi extinta. Falava o txapakura, pertencente ao tronco lingüístico tupi.

1975

1989

2001

2008

A colonização do Vale do Jamari, que deu origem a Ariquemes, começou em 1794 em decorrência da exploração de cacau e látex por índios e seringueiros. A ocupação se intensificou com a construção de uma linha telegráfica cuja expedição era chefiada pelo Mal. Cândido Mariano Rondon.

Posteriormente, durante II Guerra Mundial, o processo de colonização se intensificou com a chegada de milhares de nordestinos que vieram para a Amazônia como Soldados da Borracha.

Mas a devastação começou pra valer em 1960, após a abertura e construção da BR-364, quando milhares de homens chegaram atraídos pelo garimpo de cassiterita. Na década seguinte, a região de Ariquemes começa a receber colonos das regiões do Sul e Sudeste nos projetos de assentamento.

O antigo Distrito de Ariquemes conquistou sua emancipação política em 1977. Posteriormente, cedeu áreas para a criação dos municípios de Jaru, Machadinho D’Oeste, Itapuã do Oeste, Cacaulândia, Alto Paraíso, Rio Crespo e Monte Negro.

Ariquemes abriga o Bom Futuro, considerado o maior garimpo de cassiterita a céu aberto do mundo. Na década dos 1980, no auge de sua produção, eram retiradas toneladas diárias do metal.

Foto: Beethoven Delano/Fest Cineamazonia

O declínio do garimpo deixou graves problemas sociais, sobretudo um elevado índice de violência. Bom Futuro reunia mais de 20 mil garimpeiros de todas as regiões do país em busca de melhores condições de vida.

Foto: Beethoven Delano/Fest Cineamazonia

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, 73,4% da população de Ariquemes está acima da linha da pobreza, 16,6% entre a linha da indigência e pobreza e 10,1% abaixo da linha da indigência. Ariquemes está entre os 58% dos municípios brasileiros não cumprirão a meta das Nações Unidas de reduzir a pobreza pela metade de 1990 até 2015.

Rondônia é recordista em desmatamento acumulado na Amazônia Legal, com 38% de todo o território devastado. Entre 1990 e 2005, as taxas de desmatamento no mundo chegaram a 13 milhões de hectares, especialmente na região dos trópicos.

A emissão de gases de efeito estufa por meio da derrubada e queima de árvores para agricultura e outras atividades econômicas correspondeu a 17% do total de emissões do mundo - a segunda maior fonte depois do setor de energia. Até 2100, clareiras em florestas tropicais poderão liberar de 87 a 130 gigatoneladas de carbono na atmosfera. Fonte: Site Amazônia.org.br



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. estou no garimpo de minirio e a devastação la é muito grande, como faço para mandar as filmages e foto para vocês

    ResponderExcluir
  2. Prof. jarmuth /Equipe ISOS Rios Br13 setembro, 2009 12:41

    Caro internauta,

    Agradecemos sua mensagem e compreendemos bem sua revolta de ver um belo e límpido riacho poluído pelo graimpo.
    Procure saber o nome do rio, sua bacia e cidade onde está localizado. Pode mandar os arquivos de fotos e filmes para prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org bem como seus dados e foto (se quiser) e ficaremos muito agradecidos pela colaboração.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br