Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de abril de 2009

WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE USO DE LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA - IAC CAMPINAS - SP - MAIO 2009


(foto: aplicação de lodo de esgoto - crédito Eliana Lima)

Workshop internacional avalia uso agrícola de lodo de esgoto pós Resolução 375 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama‏


Em 19 e 20 de maio de 2009, pesquisadores estarão reunidos em Workshop Internacional no Instituto Agronômico IAC, em Campinas, SP, para discutirem a Resolução 375 do Conama sobre o uso agrícola do lodo de esgoto.

Em 2006 foi publicada a Resolução 375, que regulamenta o uso agrícola de lodo de esgoto. Embora os estudos sobre os efeitos da aplicação de lodo de esgoto nos solos agrícolas nas condições edafo-climáticas brasileiras, principalmente em longo prazo, ainda não sejam suficientes para servir como base para uma norma nacional, a falta de regulamentação
poderia resultar em danos ambientais graves, fato esse que justificou a normalização com base em resultados preliminares e normas de outros países.
Desta forma, a resolução pode ser considerada como um primeiro passo, devendo ser revisada de acordo com o avanço do conhecimento sobre o tema. “Esse foi o caminho seguido por outros países”, explica a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Adriana Moreno Pires, uma das organizadoras.

“Assim, o estabelecimento e a constante revisão de normas regulando o uso agrícola de lodo de esgoto e a continuidade dos estudos envolvendo o tema são muito importantes para garantir a sustentabilidade dessa prática. Na própria Resolução foi prevista revisão 7 anos após a publicação”, enfatiza Adriana.

“Considerando-se que já se passaram dois anos da publicação e ainda não houve um direcionamento mais organizado das pesquisas, o evento busca apresentar estudos de caso da realidade de geradores do lodo de esgoto após a sua publicação, além de identificar demandas e auxiliar no direcionamento de pesquisas em tempo de serem realizadas antes da revisão da norma.

Na programação, Michael Warne, pesquisador da Australian Commonwealth Scientific and Research Organization –CSIRO irá falar sobre normalização de uso agrícola de lodo de esgoto na Austrália, na abertura do evento.
Logo após, Ronaldo Berton, pesquisador do IAC, dará uma visão geral do uso de lodo na agricultura no Brasil. Ainda antes do almoço, Dominique Louette, do Ministério do Meio Ambiente, falará sobre a Resolução 375.

Após o almoço, Adriana Pires abordará o uso do nitrogênio descrito nessa resolução e Wanderley Mello, da Universidade Estadual Paulista – Unesp, metais pesados. Ainda nessa tarde, Vanete Soccol, da Universidade Federal do Paraná – UFPR, tratará dos patógenos humanos. A última
palestra será com Hideraldo José Coelho, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre registro e licença para uso de lodo de esgoto.

No segundo dia, Ivonete Coelho da Silva Chaves, do Instituto Ambiental do Paraná – IAP irá abordar a atuação dos órgãos ambientais e Américo de Oliveira Sampaio, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp falará sobre a adequação das ETEs à Resolução 375.

Continuando, Cleverson Andreoli, da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar apresentará estudo de caso sobre o uso de lodo de esgoto no Paraná e Fernando Carvalho Oliveira, da Biossolo Agricultura e Ambiente S/C Ltda o estudo de caso em São Paulo.

Na parte da tarde, Anthony G. Hay, da Cornell University, Deptartment of Microbiology, falará sobre os compostos orgânicos persistentes e uso agrícola.

As inscrições poderão ser feitas antecipadamente mediante preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundag (www.fundag.br) ou on-line pelo site www.infobibos.com.br/lodo

Cristina Tordin
Jornalista
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br