“Semana da Qualidade” acontece de 27 a 30 de abril no INGÁ
O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), através da Coordenação de Gestão Estratégica (COGES), realiza a “I Semana da Qualidade” de 27 a 30 de abril, no Auditório Paulo Jackson.
O evento tem o objetivo de informar sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), assim como reafirmar a importância da manutenção de padrões para os processos de gerenciamento e melhoria dos trabalhos desenvolvidos no órgão e esclarecer possíveis dúvidas.
Na programação do evento, constam atividades de Ambientação da Qualidade e Treinamento de Registro de Não Conformidade, além de uma palestra intitulada “O envolvimento das pessoas na Gestão da Qualidade”, que será ministrada pelo coordenador de Certificação do IBAMETRO, Flávio Sales.
O calendário com as próximas ações também será divulgado durante a Semana da Qualidade.
O Sistema de Gestão da Qualidade tem por objetivo estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente a eficácia dos processos, trâmites e procedimentos de trabalho executados pelos setores de organizações públicas ou privadas.
“Além disso, tem reflexos em duas vertentes, uma é a institucional, dando credibilidade à instituição e em uma outra, atua em prol da melhoria das práticas gerenciais, da motivação dos servidores e estimula a liderança e a conseqüência é o desenvolvimento da valorização dos colaboradores e servidores”, afirma o coordenador de Certificação do IBAMETRO, Flávio Sales.
O INGÁ, atualmente, utiliza o Sistema de gestão da Qualidade nas Coordenações de Diretoria, e tem, pela segunda vez consecutiva, a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2000 em razão da excelência na prestação dos seus serviços de outorga (autorização) de direito de uso de água. O INGÁ é o único órgão gestor de recursos hídricos do país a possuir essa titulação.
“É um caminho para fazer um sistema integrado de gestão dos processos de outorga.
Sem dúvida, há uma confiabilidade maior do serviço com a certificação, além do processo de estimular a utilização de outras normas de qualidade”, explica a responsável pela gestão da qualidade no INGÁ, Mariana Mascarenhas. A certificação atesta a conformidade dos processos gerenciais em relação à norma NBR ISO 9001:2000. A ISO 9001:2000 é uma norma de Sistema de Gestão da Qualidade que orienta organizações através de requisitos fundamentais, como a utilização de indicadores nos processos do Sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br