SPTV - 17/04/2009
Durante toda essa semana nós mostramos reportagens especiais sobre como a cidade de Seul, na Coreia do Sul, recuperou seus rios e córregos. Hoje a gente vai ver como eles mantêm as águas limpas.
O Rio Han Gang é a única fonte de abastecimento dos dez milhões de moradores da cidade e para cuidar do rio é preciso cuidar dos córregos que cortam a cidade. Um bom exemplo quando a gente pensa na situação dos nossos rios Pinheiros e Tietê.
Em Seul, existem leis específicas que protegem o rio contra as agressões. Indústrias que ficavam nas margens e que poluíam a água foram levadas para outros lugares. Agora, restaurantes, hotéis, fábricas e lojas são proibidos de se instalar a uma distância que varia de 300 metros a um quilômetro das margens. O resultado é uma melhora significativa na qualidade da água do Han.
Em 94, apenas 11% estavam dentro do padrão. Em dez anos, o índice subiu para 53%. Leis também determinam o controle rigoroso dos 40 córregos que deságuam no Han.
O diretor do departamento de água de Seul diz que os córregos urbanos têm pouca água e ficam poluídos. É a água do Han que mantém eles cheios. Com mais volume de água, a poluição nos córregos se dilui mais facilmente.
Já que todos os córregos de Seul deságuam no Han, a água então é retirada do rio, passa por uma estação de tratamento e depois retorna aos córregos e volta ao leito original.
Há uma estação que cuida da água que corre no Cheong Gye Chean, o córrego que era canalizado e que ficava embaixo de pistas expressas para carros. Em três anos ele foi destampado, recuperado e as pistas demolidas.
O projeto do córrego limpo é tão importante para a prefeitura de Seul, que a estação de tratamento que estava desativada foi modernizada só para purificar a água que seria lançada no córrego. Por lá passam cinco milhões de litros de água por hora. Depois que essa água está pura, quatro milhões são lançados no Cheong Gye.
A água recebe produtos químicos e, de hora em hora, é analisada. São medidas a oxigenação, a acidez e a quantidade de coliformes fecais. Antes de ser devolvida ao Han, a água passa por raios ultravioleta, que garantem a limpeza final.
Esgoto doméstico e resíduo industrial é o que ainda polui os córregos, mas os filtros de seis estações garantem a qualidade da água. Em 20 anos o tratamento de esgoto na Coreia do Sul aumentou muito, de 8% para 85%.
Bom para o rio, melhor ainda para a população. É do Han que sai a água que abastece dez milhões e trezentos mil habitantes de Seul.
Veja o vídeo com a entrevista do apresentador e repórter Carlos Tramontina.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Brasil ajude a salvar o MUNDO ele esta acabando mais ninguem esta vendo o bem Mais precioso esta acabando junto com ele a AGUA tds poluidas.Nos humanos somos a salvaçao do mundo, ensinem as suas crianças a cuidar des de agora do MUNDO a nao poluirem as Aguas um bem tao precioso que nao vivemos sem ele ajudem a nos acabar com isto o Ar cada vez poluidos vamos combater esta poluicao.
ResponderExcluirAs crianças de hoje que ainda vao crescer são a salvaçao do mundo elas ate la vao ter a cabeça de pensar como cuidar espero q aconteça isto mesmo mais tudo ira depender de voces PAIS a ensinarem seus filhos a nao poluir mais ajudenos a acabar com este sofrimento do mundo!
O Terra pede SOCORRO