Satélites medirão o volume dos rios da Amazônia
Ambiente Brasil 16/04/2009
A partir deste ano, a quantidade de água dos rios amazônicos poderá ser verificada a distância, por meio de leituras de satélites. Uma parceria firmada entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD) permitirá o monitoramento dos rios utilizando sinais de radares em órbita. A principal utilidade da nova ferramenta será acompanhar o fluxo de águas para projetar e manter usinas hidrelétricas.
Segundo Eurides de Oliveira, superintendente adjunto da área de hidrometeorologia da ANA, serão criadas centenas de “estações virtuais” para coletas de dados. Nesses pontos, a altura do rio será medida por satélites. Os dados serão cruzados com a profundidade do local e a velocidade do rio, obtendo o volume de água que passa por ali.
“Hoje temos 290 estações fluviométricas físicas. (Por satélite) é ilimitado. Podemos chegar a bem acima de mil”, prevê Oliveira. “Com isso, é possível tomar decisões para otimizar o uso de recursos hídricos, principalmente do setor elétrico. Para projetos de hidroenergia, é necessário ter uma medição de longo prazo”, explica.
A parceria com a França, segundo o funcionário da ANA, foi feita porque eles têm muito conhecimento acumulado sobre o monitoramento de rios por satélite. “O objetivo é aproveitar o conhecimento deles, que já trabalharam muito na África, com o rio Congo”, afirma. Fonte: (Iberê Thenório/ Globo Amazônia)/Notícias Ambiente Brasil
Satélite vai monitorar todos os biomas
17/04/2009
O Ibama anunciou ontem que passará a monitorar por satélite o ritmo do desmatamento em todos os biomas brasileiros. Atualmente, o serviço só existe para a Amazônia.
Com base nos dados, o governo pretende acrescentar ao Plano Nacional de Mudanças Climáticas metas específicas para a redução das derrubadas em cada bioma. Os primeiros resultados, do Cerrado, serão apresentados em setembro.
Em novembro, o Ibama apresentará o retrato do desmatamento na Caatinga. Os outros biomas serão incorporados até abril de 2010, quando está prevista a atualização das metas do Plano.
"Durante muitos anos, o Brasil só monitorou a Amazônia. Hoje sabemos que outras áreas têm sido agredidas num ritmo ainda mais acelerado, como o Cerrado e a Caatinga", disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc - O Globo, 17/4, Ciência, p.28; OESP, 17/4, Vida, p.A18; FSP, 17/4, Ciência, p.A14. Manchetes Socioambientais
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br