Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2009

ELEVAÇÃO DOS MARES PODE SER CATASTRÓFICA


Nível do mar pode ter subida catastrófica, mostra estudo com corais

Portal G1 - 17/04/2009

Se o passado é a chave para o presente, como dizem os geólogos, aí vai um conselho: não compre uma casa na praia. A julgar pelo que aconteceu há mais de 100 mil anos, o atual derretimento das geleiras do planeta pode muito bem desembocar num aumento catastrófico do nível do mar, de vários metros, até o final deste século.

Os dados são de um estudo feito no México com antigos recifes de coral. Existe muita discussão hoje sobre a verdadeira gravidade da elevação do nível dos mares no contexto do aquecimento global. Como grande parte da população do mundo está concentrada em áreas litorâneas, qualquer projeção de subida dos oceanos envolve muita dor de cabeça para a humanidade, mas muita gente não projetava mudanças muito significativas para as próximas décadas.

Nesse sentido, o trabalho coordenado por Paul Blanchon, da Universidade Nacional Autônoma do México, é um bocado importante, porque seus estudos envolvem corais que viveram há 120 mil anos, no último período interglacial (ou seja, entre eras glaciais).

Essa época é um bom equivalente climático do nosso próprio tempo, o Holoceno, que também é considerado um período interglacial. As mudanças que aconteceram naquela época, ligadas ao aumento de temperatura do planeta, muito provavelmente espelham bem as que acontecerão daqui a algumas décadas num contexto semelhante.

E o que essas mudanças representam? Bem, Blanchon e companhia analisaram e dataram amostras de recifes da península mexicana do Yucatán e verificaram um processo de morte mais ou menos repentina dos corais, ocasionado, aparentemente, por uma subida rápida de 3 m no nível do mar. A elevação do oceano na área aumentou a força das ondas e os sedimentos na água, o que acabou matando a colônia de invertebrados.

Para os pesquisadores, a descoberta é tanto uma má notícia para o mundo de hoje, já que subidas repentinas do mar em condições climáticas como as nossas são possíveis, quanto para os corais de hoje. É bom lembrar que eles estão entre os elementos mais importantes dos ecossistemas marinhos, abrigando milhares de espécies de peixes e invertebrados. (Fonte: Reinaldo José Lopes/ G1)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br