Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2009

PROGRAMA "AGENDA 21 ESCOLAR: FORMANDO ELOS DE CIDADANIA À DISTÂNCIA" - RJ


Secretaria do Ambiente lança Agenda 21 Escolar à distância

Por Ascom da Secretaria do Ambiente - 11/04/2009

Transformar as escolas públicas em verdadeiros pólos de irradiação de educação ecológica é o objetivo do Programa "Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania à dstância" que será lançado pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, nesta segunda-feira (13/04), às 9h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio. A solenidade contará com a presença da secretária de Educação, Tereza Porto, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, parceiros no projeto.

O programa destina-se à implementação da educação ambiental nas unidades de ensino da rede pública estadual e tem por finalidade oferecer aos alunos um aprendizado mais prático sobre como preservar a Natureza, evitando queimadas, desmatamento e construções irregulares em área de preservação ambiental. O programa será realizado em 400 escolas públicas de todo o estado, beneficiando, aproximadamente, duas mil pessoas, entre alunos e professores do Ensino Médio.

O curso é de extensão, com 180 horas de aula, e será realizado à distância através de plataformas do Consórcio Cederj (parceria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj, órgão da Secretaria de Ciência e Tecnologia) com as universidades públicas sediadas no estado: Universidades Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio de Janeiro (UniRio), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do estado do Rio de Janeiro (Uerj). O ambiente virtual para o curso consta no site do Cederj (www.cederj.edu.br) onde estarão disponíveis as aulas e o material didático e até um espaço de interação entre cursistas e tutores.

A Secretaria do Ambiente investiu R$ 639 mil, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), para a viabilizar a realização do curso. Do montante, R$ 100 mil foram utilizados para a ampliação das plataformas do Cederj e o restante servirá para custear recursos humanos e materiais, através da Uerj.

A Agenda 21 Escolar é uma agenda de compromissos que uma escola assume para agir na comunidade escolar e na região a que pertence de acordo com as necessidades atuais. Trata-se de uma agenda com ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidos. Ela introduz a temática ambiental na escola em sua relação com a comunidade, estimulando o desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania. Objetiva promover o desenvolvimento local sustentável, a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira fase do programa Agenda 21 Escolar foi lançado em 2007 em escolas da rede pública estadual da Região Metropolitana do Rio. O programa, encerrado em 2008, abrangeu 150 escolas e 600 pessoas, entre professores e estudantes.

Serviço:

Segunda-feira (13/04), às 9h

Teatro Noel Rosa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rua São Francisco Xavier, Maracanã.

Autor: Por Ascom da Secretaria do Ambiente Transformar as escolas públicas em verdadeiros pólos de irradiação de educação ecológica é o objetivo do Programa "Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania à dstância" que será lançado pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, nesta segunda-feira (13/04), às 9h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio. A solenidade contará com a presença da secretária de Educação, Tereza Porto, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, parceiros no projeto.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br