Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de abril de 2009

SEMINÁRIO "DEZ ANOS NA POLÍTICA NAC. DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"



É preciso discussões mais profundas para criar áreas de proteção, diz ambientalista


"...a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) nos permitiu entender que não é mais possível criar áreas de conservação ambiental somente voando de helicóptero".



Da Agência Brasil - 27/04/2009

Brasília - O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, disse hoje (27) que a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) nos permitiu entender que não é mais possível criar áreas de conservação ambiental somente voando de helicóptero.

“São necessários discussões e estudos muito aprofundados para que se possam ser criadas [áreas de conservação] com confiança”, disse Mello durante o seminário Dez Anos da Política Nacional de Educação Ambiental: Avanços e Necessidades em Busca da Edificação de uma Sociedade Sustentável, para celebrar uma década da Lei 9.794/99 e refletir sobre os novos desafios da educação ambiental no país.

O ambientalista Fabio Feldmann e o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello - Foto: Elza Fiúza/ABr
No dia 27 de abril de 1999, a Lei 9.794/99 de autoria do deputado Fábio Feldmann (PV-SO) foi aprovada, criando-se assim a Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), que identifica problemas e soluções para se reduzir os impactos do homem no meio ambiente.

“O desafio da educação é fazer com que vire ação aquilo que se diz. A geração atual não tem paciência para esperar acontecer, eles querem atitudes para o presente e não para o futuro”, conta a coordenadora-geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Lúcia Anello, a educação ambiental é importante para que se entendam e se estudem assuntos de grande importância no Brasil. “A educação ambiental tem que ser chave para que se possam tratar de questões como zoneamento ecológico, planejamento de bacias hidrográficas e unidades de conversação, assuntos que são necessários assuntos mais aprofundados antes de ações”, conta.

Fonte: Agência Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br