Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2009

EXCESSO DE CHUVAS PREOCUPA OS BAIANOS - 70% DO ESPERADO PARA TODO O MÊS

Salvador registra 225 mm de chuva em apenas cinco dias

Volume representa 70% de toda a chuva esperado para para o mês de abril

As chuvas que caem em Salvador desde o dia primeiro até o ontem (22) acumularam um volume médio de 297 milímetros, correspondente a 92% da média histórica deste mês. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), entre o dia 18 (sábado) e ontem, foi registrado um volume médio de, aproximadamente, 225 mm.

Considerando que a média histórica para o mês de abril é de 321,6 mm, as chuvas que caíram na capital baiana nestes últimos cinco dias equivalem a aproximadamente 70% do que era esperado para o mês inteiro.

Dos oito postos de coleta de dados instalados em diversos bairros da capital baiana, três já superaram a média histórica dos 22 primeiros dias de abril, com valores acumulados de 439,6 mm (em Ondina), 401,0 mm (no CIA) e 370,4 mm (no Cabula). O meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, destaca que em Salvador, o período mais chuvoso vai de abril e julho.

Mais chuvas para os próximos meses

Para o período entre maio e julho, o Centro de Meteorologia do INGÁ prevê que os índices de precipitação nas regiões Nordeste e Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, devem ficar acima da média histórica, ou seja, acima do esperado segundo a média dos últimos dez anos.

Segundo Heráclio Alves, as condições do tempo na região serão influenciadas pelos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, em direção ao continente, associados às Temperaturas da Superfície do Mar, que estão com valores de até 1,0°C acima da média histórica no Atlântico Sul.

Para as regiões Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste, Sul, Oeste e São Francisco a tendência climática é de normalidade de chuvas para os meses de maio, junho e julho. Vale ressaltar que o fim do período chuvoso nessas regiões ocorre nos meses de abril e maio.


23/04/09
Ascom INGÁ
Mais informações:
Letícia Belém/Yordan Bosco/Brenda Medeiros/ Patricia Moreira
(071) 3116-3286/3042/3024 – 9966-7345


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br