ENGº. HIROTO HAYASHI
Olá professor Jarmuth,como vai?
Desculpe a demora de passar as informações sobre rios do Japão. Pretendo escrever varios assuntos interessantes de cultura e tradições da região através do Pedalando e Conhecendo Japão.
Essa matéria em anexo fala sobre ciclovia nas margens do rio e a conservação do rio. Pretendo em breve fazer uma viagem de bicicleta pelo Rio Tonegawa que é o segundo maior rio do Japão (352Km).
Esse rio já causou muitos danos e prejuizos na sua história, o que fez com que o governo desviasse a rota natural.
Pretendo conhecer esse rio com detalhes para poder informar SOS RIOS DO BRASIL.
Saudações Hiroto Hayashi
Pedalando e Conhecendo os Rios do Japão 2
O Japão é um país abençoado por rios, por ser um arquipélago e muitas montanhas, não faltam aqui são os rios. Encontram-se muitos rios bonitos e aguas limpas algumas eu diria até cristalinas.
Gosto de pedalar e constantemente faço viagem de bicicleta acompanhado por minha esposa e amigos. É normal percorrer 30 a 60 kilometros pela ciclovia muito bem conservada e em algumas viagens até ultrapassam 100Km sem a necessidade de sair da ciclovia.
A maioria das ciclovias são construidas nas margens dos rios, são todas asfaltadas e digase de passagem muito sinalizada, com faixa branca lateral, símbolo de carro pintado no chão para orientar o ciclista, tem banheiro público com papel higienico e bebedouro de água.
Não entra carro nem motocicleta nas ciclovias. Só pedestres e bicicletas. Nesta matéria vou estar ilustrando como é uma ciclovia nas margens do rio e também a utilização das pedras para conter a erosão dos rios.
Por Hiroto Hayashi
VÃO AQUI ALGUMAS FOTOS QUE PODEM SERVIR DE MODELO PARA ALGUMAS CIDADES DO BRASIL QUE QUEIRAM VALORIZAR AS MARGENS DE SEUS RIOS:
Paredão artificial com ciclovia nas margens do Rio Hirosegawa em IsezakiGunma ken.
Moradores plantam hortaliças na parte interna dos paredões e as casas ficam na parte externa
protegidas das enchentes.
Foto da Ciclovia nas margens do Rio
Tonegawa em MaebashiGunma ken.
Ciclovia
proteção de tela contra bola de beisebol, por
passar próximo ao campo de beisebol.
Ciclovia nas margens
do Rio Tonegawa.
Paredões e fundo de concreto com
pedras nas margens para evitar
erosão e não aumentar a velocidade
das águas nas enchentes. Rio Tonegawa.
Pedras entrelaçadas com ferros
para auxiliar nas proteções. Rio
Tonegawa.
Obrigado caro amigo e correspondente Engº. Hiroto e esposa, que percorrem muitos quilometros em viagens ciclísticas, conhecendo, fotografando e enviando informações sobre os rios do Japão.
Por favor, localizem e enviem fotos sobre os projetos de revitalização e renaturalização dos rios, que há muito são desenvolvidos no Japão, substituindo as galerias e valas de concreto (que são destruídas) por margens e leitos naturais, com plantas, jardins, gramados e árvores, tornando os cursos d' água, os mais naturais possíveis.
Aqui no Brasil, ainda o "moderno e o usual" é "prender" os córregos e rios em galerias de concreto ou gabiões de pedras e telas aramadas, com leitos de concreto a um custo altíssimo. Quem sabe um dia essa "novidade da renaturalização", que já acontece nos USA, na Europa, no Japão há mais de 20 anos possa vir a ser descoberta pelos nossos engenheiros e administradores de obras dos governos.
Prof. Jarmuth
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br